O conceito de estratégia nos investimentos
“O conceito de estratégia, em grego strategía, em latim strategi, em francês stratégie…” De toda a dura rotina de treinamento dos aspirantes ao Bope em Tropa de Elite, nada supera a tediosa aula do Capitão Nascimento, cuja lição é a importância de permanecer sempre alerta.
No mundo dos investimentos, o conceito de estratégia durante muito tempo foi muito simples: invista na renda fixa e em títulos atrelados ao CDI.
Enquanto o Brasil ostentava a maior taxa de juros da galáxia, não havia motivos racionais para se arriscar. Até mesmo os produtos ruins dos bancões valiam a pena nesse contexto.
Mas com a queda da Selic para as mínimas históricas, é hora de você tirar a farda preta do armário. Se o mundo mudou, é preciso mudar junto com ele para não ficar para trás.
Isso significa colocar seu dinheiro para trabalhar de verdade e, nesse processo, assumir mais riscos. Mas você jamais deve fazer isso de peito aberto. É preciso estratégia e conhecimento.
Todos os dias nós aqui no Seu Dinheiro recebemos dúvidas de leitores dispostos a ingressar nessa tropa de elite dos investimentos.
Foi por isso que a Marina Gazzoni insistiu e conseguiu abrir uma nova turma do curso de análise técnica com o Fausto Botelho. E com preços de Black Friday.
Com mais de quatro décadas de experiência no mercado financeiro, o nosso colunista ensina não só a identificar as tendências de mercado como também traz um método capaz de fazer você investir como os profissionais.
Vale a pena conhecer os detalhes da estratégia que tem tudo para colocar você em um novo patamar como investidor.
Subir ou não subir
A bolsa teve hoje um típico de dia “não sei se vou ou se fico”. A falta de rumo das ações hoje tem bastante relação com o fechamento antecipado das bolsas norte-americanas em dia de Black Friday. Mas apesar da queda de 0,05% de hoje e do susto com o dólar nos últimos dias, o Ibovespa conseguiu fechar o mês no azul, com valorização de 0,95%. Quem traz os detalhes das negociações nos mercados hoje é a Julia Wiltgen.
Depois do cheque especial…
...o cartão de crédito deve ser o próximo alvo da ofensiva do Banco Central contra os juros altos. Apesar de o governo já ter feito mudanças na regulação do cartão, os juros cobrados nessa linha de crédito, que chegam a romper os 300% ao ano, são uma verdadeira pedra no sapato para os estímulos à economia. Mas diferentemente do cheque especial, onde os esforços se concentraram nas taxas, o BC planeja outras linhas de ataque, como você confere nesta matéria.
Time sustentável
O dia também foi de novidade na composição de uma carteira de ações. A B3 divulgou a nova lista de empresas que farão parte do ISE - o Índice de Sustentabilidade Empresarial. É verdade que a carteira ainda não é representativa como o Ibovespa e já cometeu barbeiragens como incluir a Vale, mas a ideia é boa: ajudar investidores que querem comprar ações de empresas comprometidas com boas práticas sociais e com o meio ambiente. Saiba quais companhias vão ingressar no índice.
Problemas na promoção
Queridinho na bolsa, o Magazine Luiza não está com a mesma popularidade entre os clientes nesta Black Friday. Ao menos é o que indica o site Reclame Aqui, que coloca o site da varejista entre os que mais receberam queixas entre ontem e hoje pela manhã. Mas o Magalu nem é o pior da lista, que também traz Lojas Americanas e Casas Bahia – controlada pela Via Varejo, outra favorita dos investidores. Nesta matéria você confere o ranking completo.
Entre os drinks e os dólares
Não poderíamos encerrar mais uma semana de investimentos sem bater um papo sobre a estrela dos últimos dias: o dólar. O mercado de câmbio esteve no centro dos debates dos investidores após a moeda norte-americana bater recordes consecutivos e o Banco Central voltar a atuar. No happy hour do Seu Dinheiro você é convidado a bater um papo com Victor Aguiar, Julia Wiltgen e Eduardo Campos sobre os assuntos que mexeram com seus investimentos nesta semana. Com vocês, a mais nova edição do podcast Touros e Ursos!