O Buraco do Twitter
O vale de Jackson Hole (Buraco do Jackson, para os íntimos) já serviu de cenário para as filmagens de Rocky 4. Em plena guerra fria, Sylvester Stallone usou a paisagem coberta de neve das montanhas que ficam no estado norte-americano do Wyoming para emular a Sibéria.
Para quem acompanha o mercado financeiro, o lugar é bem mais conhecido por abrigar anualmente um simpósio sobre política monetária. O momento mais aguardado por investidores em todo o mundo é o do discurso do presidente do Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos.
Comandar o BC da maior economia do mundo não é tarefa simples em nenhum momento, mas Jerome Powell começou sua fala sob pressão adicional. Horas antes, a China resolveu apimentar a guerra comercial que trava com os EUA, com o anúncio de tarifas sobre mais US$ 75 bilhões.
As bolsas até ensaiaram uma recuperação após o discurso de aproximadamente 3 mil palavras (a íntegra está no site do Fed). Mas bastaram pouco mais de 140 caracteres para o mercado voltar ao buraco.
Assim que o chefe do BC americano acabou de falar, Donald Trump foi ao Twitter e fez o mundo financeiro tremer. Além de reclamar da falta de ação do Fed, o presidente dos EUA aumentou (e muito) o tom das críticas e lançou agora há pouco novas tarifas contra os produtos chineses.
Como nós já alertamos algumas vezes aqui no Seu Dinheiro, a disputa comercial entre os dois países é um dos principais riscos que você deve ter no radar. O grande temor é o dos impactos das tarifas no desempenho da economia global – e nos resultados das empresas.
Não por acaso, o estrago hoje foi grande na bolsa. Para você ter uma ideia, só uma ação entre as que compõem o Ibovespa encerrou o pregão em alta. O Victor Aguiar acompanhou desde o começo todo o impacto da colisão dos gigantes nos mercados e traz tudo o que você precisa saber.
Pegou mal
O clima também amanheceu tenso na sede do BTG Pactual depois que o banco foi alvo de busca e apreensão dentro de uma nova fase da Operação Lava Jato. As investigações incluem André Esteves, fundador e sócio da instituição, e a ex-presidente da Petrobras Graça Foster. A notícia trouxe à memória do investidor a prisão do banqueiro no fim de 2015 e fez as ações do BTG despencarem mais de 15% na bolsa hoje. Saiba mais detalhes sobre a investigação.
Pegou bem
Situação completamente diferente da vivida pelo BTG e pelo Ibovespa foi a da SulAmérica. Tudo porque a empresa anunciou nesta sexta-feira a venda de sua operação de seguro de automóveis e ramos elementares para a alemã Allianz. O cheque gordo que deve cair nos cofres da SulAmérica foi mais do que suficiente para as ações da companhia deixarem para trás todo o pessimismo que se instalou no mercado mundial. Confira os detalhes do negócio e os bilhões que Allianz vai pagar.
Camisa 11
O mundo dos bilionários perdeu hoje um de seus nomes mais importantes. David Koch, o 11º homem mais rico do planeta, faleceu nos Estados Unidos e deixou para trás uma fortuna de nada menos do que US$ 50,5 bilhões. Ele não entrou na série do Seu Dinheiro, já que trouxemos apenas o Top 10, mas vale muito a pena conhecer a história de um dos homens de maior sucesso no mundo.
Peppa Pig ou Vingadores?
Não importa qual brinquedo o seu filho prefere, a partir de agora eles serão fabricados pela mesma empresa. A gigante Hasbro, que já produzia os bonecos dos vingadores, anunciou hoje que vai comprar a Entertainment One, dona da marca Peppa Pig. O potencial do negócio ficou claro pelo desempenho das ações das duas empresas, que tiveram comportamentos completamente diferentes. Mas o que importa mesmo é o valor que a Hasbro aceitou para ter a Peppa em seu portfólio.
Cerveja, Trump e privatização
Já diria Chico Pinheiro (e Marina Gazzoni): “hoje é sexta-feira, #graçasadeus”. Terminamos mais uma semana com uma nova edição do Podcast Touros e Ursos. O Victor Aguiar, o Edu Campos e eu convidamos você para um bate-papo sobre tudo o que movimentou o mercado nos últimos dias, da guerra comercial que não dá trégua ao novo pacote de privatizações. E atendendo ao pedido de um leitor (e ouvinte), também comentamos como as polêmicas envolvendo a Amazônia podem (ou não) se alastrar para os seus investimentos. Escreva para mim aqui ou lá no Twitter e mande também as suas sugestões.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.