O bilionário sem dinheiro
O que eu vou falar agora pode parecer contraditório. Muita gente rica tem a grana curta. O bilionário Elon Musk é um caso clássico disso. É que 99% da sua fortuna está aplicada em ações da Tesla, a montadora de carros elétricos criada por ele. Dinheiro na conta ele tem pouco (certamente muito mais do que eu e você, mas me refiro à proporção do seu patrimônio).
A situação de Musk impressionou os leitores do Seu Dinheiro e foi a reportagem mais lida na semana.
Devo te alertar, no entanto, que a falta de liquidez na carteira é um erro comum entre os investidores. Quem investe em imóveis, por exemplo, pode passar perrengue.
Esses dias um planejador financeiro me contou que atendeu um casal de idosos dono de 40 imóveis. A família passou um apuro na crise quando boa parte dos apartamentos e salas comerciais ficou sem inquilino. Eles eram milionários na declaração do Imposto de Renda, mas não tinham dinheiro para pagar as contas do mês.
São situações assim que fazem pessoas que têm capital precisarem de bater na porta do banco em busca de linhas de crédito emergenciais e caras, como cheque especial e o rotativo do cartão de crédito.
Sugiro que você faça uma reflexão sobre como está sua carteira. Por mais que os juros estejam baixos, você precisa sim deixar uma reserva de emergência em investimentos na renda fixa conservadora para evitar passar sufoco.
Veja as 5 notícias mais lidas da semana:
1 - Por que o bilionário Elon Musk tem “pouco” dinheiro
2 - Itaúsa e Bradesco anunciam pagamento de juros sobre capital próprio para seus acionistas
3 - Saiba três formas de investir nas ações ou ganhar dinheiro com o IPO da XP
4 - A terceira onda. Um novo milagre econômico vem por aí?
5 - O que você precisa saber sobre o IPO da XP na bolsa americana Nasdaq
Escolha da editora
1 - A manchete de hoje do Seu Dinheiro traz as apostas da BlackRock para o ano que vem. Quando uma casa com quase US$ 7 trilhões sob gestão fala, é bom escutar. Os detalhes estão na reportagem da Julia Wiltgen.
2 - Um título de renda fixa que combina “baixo risco, fluxo regular de remuneração (semestral) e ótima rentabilidade” foi sugerido pelo Felipe Paletta, da Inversa Publicações. Como está difícil achar bons investimentos na renda fixa, eu sugiro que você leia esse artigo. O Seu Dinheiro tem uma parceria com a Inversa Publicações e oferece o acesso gratuito a alguns conteúdos por 30 dias. Acesse sua degustação grátis aqui.