🔴 TENHA ACESSO GRATUITO À CARTEIRA QUE RENDEU MAIS 200% DO IBOVESPA EM 9 ANOS – VEJA COMO

Meus oito anos

27 de maio de 2019
19:21
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Eu já contei para você aqui na newsletter que às vezes me convidam para falar sobre os meus livros e o ofício de jornalista, principalmente em faculdades. Mas hoje tive um desafio novo: contar sobre a minha profissão e como é fazer um jornal para uma turma do terceiro ano do ensino fundamental, na escola da minha filha de oito anos.

De frente para aquele grupo cheio de energia (acabavam de voltar do lanche), me vi tendo de explicar as engrenagens da notícia de uma maneira didática e, principalmente, sem ser chato.

Pela quantidade de perguntas dos alunos durante a conversa - e pelo gesto de aprovação da Helena lá na última fileira -, acredito que fui bem na missão. Embora tenha saído de lá praticamente sem voz.

No mundo da Helena, a notícia está em todos os lugares, vinda das mais diferentes fontes, mas o bom jornalismo nunca se fez tão necessário. A cobertura das manifestações em apoio ao governo ontem pelo país é um bom exemplo. Você provavelmente deve ter lido várias análises dando conta de uma vitória ou derrota de Bolsonaro no episódio.

Cada um tem a sua visão, e é muito bom que seja assim. Do nosso lado aqui no Seu Dinheiro, acompanhamos de perto também os movimentos no mercado financeiro, porque eles mexem diretamente com o seu bolso.

Para os investidores, o presidente saiu vitorioso das ruas ontem, assim como os massivos protestos contra o bloqueio de recursos na educação no último dia 15 haviam colocado o capitão nas cordas.

A tela de cotações da bolsa capturou bem ambos os movimentos. Mas vale ponderar que a questão política não foi a única explicação para a alta das ações hoje. Quem conta para você tudo sobre o “day after” das manifestações nos mercados é o “professor” Victor Aguiar.

Volte duas casas

Se Bolsonaro se saiu bem nas ruas, pelo menos para o mercado, o mesmo não se pode dizer no STF. O ministro Edson Fachin reativou uma barreira judicial que estabelece licitações para a venda de subsidiárias da Petrobras, o que representa um duro golpe no programa de privatizações do governo. Com isso, projetos como a venda de ações da TAG e de parte de refinarias terão que enfrentar mais um obstáculo antes de sair do papel. Vale a pena conferir os detalhes dessa história.

Dividendo na mão

Quer ganhar dinheiro? Invista em um bancão. Essa frase que eu trouxe para você alguns dias atrás voltou com tudo depois que a Economatica divulgou um levantamento sobre os retornos sobre dividendos dos bancos. A pesquisa levou em consideração o chamado “dividend yield”, que nada mais é do que o ganho que o acionista teve com o recebimento de dividendos e juros sobre o capital próprio. Agora adivinha qual dos bancões foi líder absoluto em rendimentos ao investidor no 1º trimestre deste ano? Você descobre nesta matéria.

55 mil pessoas

Poderia ser o número de torcedores em um estádio de futebol em dia de clássico, mas 55 mil foi a quantidade de pessoas que embarcaram no Tesouro Direto, em média, nos quatro primeiros meses deste ano. Uma ótima notícia para um “militante” dos bons investimentos como eu. Quem também está surpreso com esses resultados foi o Edu Campos, que resolveu fazer uma análise especial para você sobre o tema.

Eike condenado

Ele já foi um dos homens mais ricos do mundo, mas nos últimos anos o nome de Eike Batista tem frequentado mais as páginas da Justiça e dos reguladores. O empresário foi condenado hoje pela CVM a pagar uma multa de R$ 536 milhões. O motivo? Prática de “insider trading”, que significa fazer operações no mercado financeiro com informações privilegiadas. Saiba mais da condenação de Eike no processo instaurado pela xerife do mercado de capitais.

Juntando os motores

Quando li sobre a proposta de fusão da Fiat com a Renault, logo pensei: “poxa, outra vez?” O negócio reflete as transformações pelas quais praticamente todos os setores vêm passando. Mas, no caso específico das grandes montadoras, a prática de unir os motores, seja via fusões ou alianças estratégicas, acontece até com certa frequência. A Bruna Furlani trouxe alguns namoros e casamentos que ficaram conhecidos, além de um quase funeral.

Decifra-me ou te devoro

A lendária esfinge que propunha desafios mortais aos homens era de Tebas, na Grécia. Mas parece que ela também resolveu visitar a terra da Rainha. Você já parou para pensar quão confuso está o processo de separação do Reino Unido da União Europeia, o tal do Brexit? Já vi muito amigo meu dizer que há muito tempo não consegue mais acompanhar o desenrolar da história. Quer entender melhor o que está por trás do Brexit, que culminou com a renúncia de Theresa May? Então eu recomendo muito o texto do Ivan Sant’Anna, nosso colunista e seu mentor de investimentos.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar