MAIS LIDAS: Cada um por si
A maioria dos meus amigos, na faixa dos 30 ou 40 anos, não começou a poupar para a aposentadoria. Pelo que vejo nas suas contas de Facebook e Instagram, gastam o que sobra (e o que não sobra) no fim do mês em viagens internacionais, carros novos e nos últimos lançamentos da Apple.
Nunca gostei desta corrente de finanças pessoais que censura os gastos supérfluos. O dinheiro é seu, você trabalhou para isso e é seu direito torrar com o novo iPhone se você quiser. Eu mesma vou aproveitar parte do 13º para me dar um mimo que estou namorando há tempos: uma roupa de neoprene para nadar no mar no inverno.
Mas espero sinceramente que você não tenha deixado de arcar com as obrigações essenciais, como aluguel, mensalidade da escola dos filhos e, também, uma poupança para a aposentadoria, antes de financiar suas aventuras.
É fato incontestável que se você gastar tudo que tem agora, vai faltar dinheiro lá na frente. Essa verdade sempre esteve aí, mas a reforma da Previdência jogou ela na cara de todos recentemente.
O texto mais lido do Seu Dinheiro nesta semana é um artigo do Ivan Sant'Anna sobre isso. O mestre lembra que não dá para contar com o INSS e que agora é cada um por si na sua velhice.
Antes de ver as considerações do mestre, sugiro que você entre no site do Seu Dinheiro e veja o ranking dos melhores e piores investimentos de novembro. Como todo fim de mês, a Julia Wiltgen fez no capricho um material super completo para você.
Veja as notícias mais lidas das semana:
2) 5 investimentos de baixo risco que rendem mais que a poupança
3) Joseph Safra ou ‘Zé’, para os íntimos: o banqueiro mais rico do mundo é brasileiro
4) BTG Pactual reitera compra de Klabin e Suzano e aumenta preço-alvo das ações
5) Sócios da gestora do fundo imobiliário GGRC11 são presos por fraude em falências
Escolha da editora
1) A imposição de um teto ao juro do cheque especial pelo governo foi um dos pontos quentes da semana. A medida deverá pesar no lucro dos bancos, como mostra esta reportagem do Vinícius Pinheiro. É um texto indispensável para quem tem ou pensa em comprar ações de bancos.
2) Já que estamos falando hoje em planejar a aposentadoria, sugiro a leitura de um artigo da Inversa Publicações. Ele traz uma opção de investimento para quem deseja garantir sua própria Previdência sem depender do governo.
Eu negociei com a Inversa acesso gratuito a esse conteúdo aos leitores do Seu Dinheiro por 30 dias. Você pode clicar aqui para fazer sua degustação grátis.