Doutor Roberto, é hora de baixar os juros
Para aqueles que adoram encontrar significados ocultos em determinadas mensagens, as canções dos Beatles são um prato cheio.
Há quem diga, por exemplo, que Lucy in the Sky With Diamonds seria uma alusão ao LSD, droga que estava bastante em voga lá pelos idos de 1967, quando a música foi lançada. O próprio John Lennon, porém, negou a referência e disse que a inspiração partiu de um desenho do filho.
Outra canção que supostamente faz alusão a substâncias ilícitas é Doctor Robert, do clássico disco Revolver. A letra fala sobre o “médico” que “te levanta quando você está por baixo” e está disponível a qualquer hora.
No mercado financeiro, os economistas se debruçam sobre outro tipo de mensagem que muitas vezes parece codificada: as declarações dos representantes do Banco Central, comandado desde março por Roberto Campos Neto.
Embora acompanhar as falas dos diretores do BC seja bem menos agradável que as músicas dos Beatles, descobrir alguma pista sobre os rumos da taxa de juros em alguma afirmação pode render um bom dinheiro no mercado.
A avaliação quase unânime hoje é que todas as condições para o início de um novo ciclo de queda da Selic estão na mesa. São elas: inflação controlada, atividade econômica fraca e cenário externo favorável. O último obstáculo foi (parcialmente) derrubado com a aprovação em primeiro turno do texto-base da reforma da Previdência.
Mas o que será que pensa o presidente do BC? O Eduardo Campos, especialista nessa língua cheia de manhas da política monetária, acompanhou uma entrevista concedida pelo Doutor Roberto, e traz para você qual a expectativa para a próxima reunião do Copom, que acontece no fim deste mês.
Fez que foi, não foi e acabou...
O Ibovespa até ensaiou uma alta hoje pela manhã para acompanhar o movimento positivo vindo do exterior. Mas a indecisão sobre os destaques e o provável adiamento da votação do segundo turno da reforma da Previdência deram uma “baixada de bola” no astral dos investidores. A ponto de o principal índice da bolsa brasileira acumular uma inesperada queda na semana. Vale a pena conferir o que aconteceu com os mercados na cobertura do Victor Aguiar.
Motivos para comemorar
Depois da aprovação com cara de goleada da reforma da Previdência, ficou um certo gosto amargo, em particular em meio ao sufoco que o governo enfrenta na votação dos destaques. Alguns leitores até me escreveram para questionar se não havíamos cantado vitória cedo demais. Bem, é verdade que o jogo está longe de terminar, mas isso não diminui a importância da sessão de quarta-feira à noite da Câmara. As razões para comemorar você confere nesta análise do Edu Campos.
No banco do carona
Com uma alta de mais de 90% no preço das suas ações só neste ano, a locadora de veículos Movida decidiu aproveitar e vai pegar carona na onda das ofertas de ações. A operação pode movimentar R$ 500 milhões. Se a oferta for adiante, o dinheiro captado dos investidores vai tanto para o caixa da companhia como dos acionistas que venderem suas ações. A empresa é controlada pelo grupo JSL. O mercado não reagiu muito bem à notícia, como você pode ler nesta matéria.
Mesa para três, por favor
Depois de vencer o leilão para almoçar com o bilionário Warren Buffett, o chinês Justin Sun não ficou satisfeito. Ao ver um tweet em que Donald Trump comentou sobre criptomoedas, o CEO da plataforma de blockchain Tron aproveitou para estender o convite do encontro ao presidente norte-americano. O detalhe é que tanto Trump quanto Buffett são críticos do bitcoin. Saiba mais sobre a “proposta indecente” do chinês.
E agora, Jair?
O grande tema da semana (e quiçá do ano) foi a reforma da Previdência. E o podcast Touros e Ursos, o happy hour do Seu Dinheiro, é claro que esse assunto não poderia ficar de fora. A Marina Gazzoni, o Edu Campos e o Victor Aguiar fazem um panorama sobre a aprovação da proposta na Câmara em primeiro turno e como ficam os seus investimentos. Mas a conversa, como sempre, rendeu bem mais. Então prepare o fone de ouvido e aperte o play!
Amanhã eu trago para você as matérias que foram destaque no Seu Dinheiro.
Um ótimo fim de semana!
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.