De caçador a caça
Do grampo telefônico ao aplicativo Telegram, a democracia brasileira parece fadada a conviver com o vazamento ilegal de conversas privadas - e na maioria das vezes pouco republicanas - de autoridades.
Quem não se lembra dos grampos do BNDES, que derrubaram uma penca de tucanos no fim do primeiro mandato do governo FHC? Ou da filmagem do pagamento de propina nos Correios que levou à denúncia do Mensalão?
Ontem à noite, a divulgação das mensagens trocadas por Sergio Moro e Deltan Dallagnol sobre a condução da operação Lava-Jato se proliferou na velocidade incontrolável da internet.
Deixo para você concluir sobre a gravidade do conteúdo revelado nas mensagens trocadas pelo então juiz com o procurador da Lava-Jato.
Seja qual for o seu veredicto, é sempre bom dizer que o vazamento de informações para a imprensa fez parte da estratégia adotada pela maior operação de combate à corrupção da história do país. Então vale aquela máxima: um dia da caça, outro do caçador.
Do nosso lado aqui no Seu Dinheiro, acompanhamos o caso desde o início porque os desdobramentos podem interferir diretamente nas suas aplicações.
Um eventual enfraquecimento do governo que leve, por exemplo, a um adiamento na tramitação da reforma da Previdência pode interferir nas cotações das ações na bolsa e no dólar.
Como esse é um caso tipicamente político e o governo Bolsonaro não tem se revelado muito habilidoso nessa seara, o risco de que o vazamento descambe para uma nova crise não é desprezível.
Não por acaso, a bolsa se manteve em queda durante quase todo o dia e o dólar subiu. A reação dos investidores na B3, contudo, foi bem menos dramática do que a das redes sociais. Saiba por que o mercado manteve o sangue frio ao longo desse dia tenso na cobertura do Victor Aguiar.
A reforma vai subir no telhado?
A pergunta de 1 milhão, quer dizer, 1 trilhão de reais: será que a agenda econômica do governo, incluindo a reforma da Previdência, vai mais uma vez ser prejudicada pelo vazamento das conversas envolvendo Moro e os procuradores da Lava-Jato? Na avaliação do cientista político Cristiano Noronha, não. Mas isso não significa que a pauta do governo no Congresso vai escapar ilesa da crise. Confira a entrevista que o Eduardo Campos fez com o vice-presidente da Arko Advice.
Caiu na rede é Moro
Revivendo um dos clássicos gritos de torcida no futebol brasileiro, foi a vez de Sergio Moro cair na rede. Não na tradicional dos pescadores, mas na social. O ministro dominou o Twitter nesta segunda-feira e passou o dia todo entre os assuntos mais comentados na plataforma. Acompanhamos o que a galera andou tuitando e fizemos um balanço de como a população (pelo menos a internauta) recebeu as informações sobre as conversas vazadas no domingo.
Venda bancos e compre...
Os lucros bilionários dos grandes bancos brasileiros não são suficientes para os analistas do Goldman Sachs recomendarem a compra das ações. Pelo contrário, eles estão pessimistas quanto ao desempenho de Itaú Unibanco e Bradesco em um cenário de economia fraca e juros baixos e recomendam a venda dos papéis. Nesse jogo de vende e compra no mercado, quem deve sair vitoriosa é outra empresa, que os analistas do banco americano indicam para a sua carteira. Já conseguiu descobrir qual é? Então eu te conto nesta matéria.
Vende-se Petrobras
Você sabia que a Caixa Econômica Federal é acionista da Petrobras? O banco público se tornou acionista da petroleira no meio de uma das muitas manobras fiscais do governo Dilma Rousseff. Essa participação agora será vendida em uma oferta pública de ações na B3. A estimativa é de as 241 milhões de ações que pertencem ao banco público valham R$ 7,2 bilhões. Confira os detalhes dessa venda de ações.
Tabelinha com o Leão
Ah, a restituição do Imposto de Renda! Essa sem dúvida é a melhor parte de todo o processo de declaração, afinal quem não quer ver cair na conta aquela graninha extra? Seja para gastar ou investir (opção que eu mais recomendo, é claro), muita gente tem dinheiro a receber da Receita e fica de olho nas datas de pagamento. Hoje, por exemplo, foi o dia de conferir o 1º lote da restituição, e para saber se o seu nome está lá basta acessar esta matéria.