A felicidade não se compra
George Bailey, o protagonista do clássico filme A felicidade não se compra, lamenta jamais ter conseguido viajar pelo mundo como sempre desejou. Mas descobre de um jeito inusitado como sua presença foi importante na vida das pessoas que o cercavam.
Lançado em 1946, o clássico de Frank Capra talvez seja o melhor filme de Natal de todos os tempos (depois de Duro de Matar, é claro).
Das várias lições da história, talvez a mais valiosa seja a da importância de se manter fiel aos seus princípios. O que vale para a vida vale para os investimentos.
Em tempos de “bull market”, você vai ouvir muitas histórias de gente que ganhou muito dinheiro investindo em ações. O momento de fato é favorável para a bolsa e tem toda a cara de que deve continuar.
Em ciclos de alta como o atual, no entanto, a maneira mais fácil de se decepcionar é cair no que chamamos de FOMO – sigla em inglês para Fear Of Missing Out (medo de perder).
Só para dar um exemplo, quem entrou na bolsa no dia 18 de março, quando o Ibovespa bateu o recorde aos 99.993 pontos, viu o índice cair até 10% dois meses depois. Quem se assustou e saiu nessa época perdeu a onda de valorização até os 115.121 pontos desta sexta-feira.
Acredito que vale a pena considerar ter uma parcela do seu capital com horizonte de longo prazo em renda variável. Essa decisão, contudo, precisa ser feita com convicção e conhecimento, e não na base do oba-oba. Por falar em conhecimento, o Victor Aguiar conta para você tudo o que mexeu com os mercados hoje e ao longo da semana.
Atenção, senhores passageiros
Menos de um mês depois de propor a incorporação da Smiles, a Gol decidiu aumentar em 41% o preço padrão das passagens vendidas à empresa que administra seu programa de fidelidade. A nova tarifa passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2020 e deve pesar no bolso dos passageiros, ainda que indiretamente. Entenda os atritos entre a Gol e seu programa de milhagem.
Carrinho de compras
O Santander Brasil fechou a compra da participação do Banco BS2 (antigo Bonsucesso) na Olé Consignado, por R$ 1,6 bilhão. O contrato estabelecia que o BS2 poderia exercer uma opção de venda no negócio, o que aconteceu em março deste ano, mas a negociação sobre o valor acabou adiando o fechamento da operação. Confira os detalhes.
Ano Novo…
…parcerias novas. O PicPay, carteira digital cujo dono é a família Batista, da JBS, está na busca de novos investidores, segundo o Estadão. O objetivo dessas parcerias é impulsionar o crescimento do negócio, mas a empresa não descarta partir para uma abertura de capital na bolsa. Saiba os detalhes dessa história.
Em baixa
Jair Bolsonaro fecha a semana com uma má notícia. O Ibope divulgou uma pesquisa que aponta uma nova queda na popularidade do presidente, agora reprovado por mais da metade da população. Confira nesta matéria os números e também as áreas mais bem avaliadas do governo.
Sextou natalino
No podcast Touros e Ursos pré-Natal, o Victor Aguiar e eu convidamos você para um bate-papo sobre a disparada da bolsa nos últimos dias. Nós comentamos as razões para o atual “bull market”, além das perspectivas para o mercado de ações no próximo ano. Dá o play e vem com a gente!