Para onde o vento sopra, afinal?
Com tantas forças simultâneas agindo sobre o mercado, consultei um especialista que me ajudou a entender o cenário para os investimentos
A reforma da Previdência avança, a guerra comercial entre Estados Unidos e China recrudesce, a desaceleração industrial na Europa assusta, a eleição presidencial da Argentina surpreende... De fato, é desafiador entender para onde o vento sopra, tanto na economia brasileira quanto lá fora.
Na coluna desta semana, tentei decifrar a dimensão desses cenários sobre a vida dos investidores, a partir de uma entrevista com Rafael Cardoso, economista-chefe da Daycoval Asset Management. Tivemos uma conversa que ajudou muito a clarear as minhas ideias, e espero que ela ajude você, também. Veja os principais trechos no vídeo a seguir:
Deixo aqui, também, um resumo de alguns tópicos tratados pelo economista:
- Mesmo se aprovada em 2019, a reforma da Previdência não será capaz, sozinha, de dar impulso imediato ao PIB;
- No Brasil, o cenário de juro baixo deve durar pelo menos mais dois anos;
- Para o Brasil, as turbulências globais significam: menos atividade econômica, juros menores e real mais depreciado em relação ao dólar.
Para entender os porquês dessas conclusões, sugiro assistir ao vídeo da entrevista. Se continuar com dúvidas, escreva para mim em pcruz@seudinheiro.com.
Na próxima semana, voltaremos a falar sobre os produtos mais interessantes da plataforma Daycoval Investe. Dessa vez, o foco será na renda fixa. Se você quiser correr na frente e olhar o que tem por lá, fique à vontade.
Abraços e até lá!