Guru dos emergentes aposta em varejistas e empresas com liderança global, mas está cético com os bancos
Na avaliação de Mark Mobius, as Lojas Americanas podem se beneficiar da volta do consumo brasileiro e na questão do comércio eletrônico
Sempre vestido de maneira exótica, o guru dos emergentes, Mark Mobius, CEO da Mobius Capital, está de volta ao Brasil e disse que está cada vez mais convencido de que o país pode decolar.
Em evento do BTG Pactual, ele destacou hoje (7) que nem mesmo a reforma da Previdência pode atrapalhar as suas compras pelo menos por agora. "Estou olhando a direção para onde as coisas estão indo, mas, no geral, eu costumo olhar mais para o crescimento, empresas com bom balanço e com boa rentabilidade".
Ao falar sobre as apostas, ele disse que a atenção está voltada para as Lojas Americanas e para a small cap, Iochpe-Maxion, que possui 31 fábricas de rodas e componentes estruturais e que está presente em 14 países. Ambas são empresas em que o gestor já investe. Hoje, a gestora possui cerca de US$ 180 milhões em ativos sob sua gestão.
Na avaliação dele, as Lojas Americanas podem se beneficiar da volta do consumo brasileiro e na questão do on-line. Já a Iochpe-Maxion é uma das preferências do empresário por conta da várias fábricas que possui localizadas em vários lugares do mundo e também por causa da grande expertise na área.
Outro ponto citado por Mobius foi a questão de investir em empresas com bom ESG (sigla em inglês para um método de avaliação das questões ambientais, sociais e de governança das empresas). Para ele, as companhias com esse tipo de preocupação produzem mais resultado e acabam sendo mais rentáveis.
Governo Bolsonaro
Ao ser questionado sobre o que achava da performance do governo, Mobius disse que Bolsonaro está no caminho certo. "Apesar de não entender muito sobre economia, ele disse que está escolhendo as pessoas corretas", destacou o gestor.
Ele também disse que está confiante no trabalho do secretário de desestatização e privatizações, Salim Mattar. A expectativa do gestor é que ele faça a venda de várias estatais e essa privatização deve ser bem positiva para o país, já que há algumas boas "pechinchas".
Mobius falou ainda que espera que a reforma seja aprovada ainda neste ano e que espera um bom crescimento do país no longo prazo. "Segundo ele, o Brasil possui muita força jovem e trabalhadora, mas terá que investir em educação, que é uma das peças-chave".
Situação mundial
E como não podia deixar de ser, o guru ainda comentou sobre guerra entre Estados Unidos e China. Para ele, ambas as nações devem chegar a um acordo porque precisam e que isso precisa ocorrer até as eleições norte-americanas do ano que vem.
"Na minha visão, o Trump é um típico homem de negócios nova-iorquino. Penso que essa ideia de elevar a sobretaxa de importação sobre os chineses é mais uma ameaça, mas não sei se isso será feito de fato", destacou o guru.
Ainda segundo Mobius, se for feito um acordo entre as duas nações, o único problema para o mundo será o Brexit e o impacto que isso terá para a Europa. "A economia ficará muito ruim se o acordo do Brexit não sair bom. Hoje, por exemplo, já vemos os aluguéis caindo em Londres. Não é pra menos que vou mudar o meu escritório de lugar", falou entre risos.