BTG Pactual lança fundo que replica Ibovespa com taxa de 0,15% ao ano
Com uma aplicação mínima de R$ 500, Fundo BTG Ibovespa Indexado FIA possui taxas inferiores às ETFs e são boa opção para quem tem baixo patrimônio
O BTG Pactual trouxe nesta quarta-feira, 3, uma nova opção de investimento para o mercado. Trata-se de um fundo de ações atrelado ao Ibovespa, que vai buscar aplicar em diversos papéis que fazem parte da carteira do principal índice da B3.
O chamado Fundo Ibovespa Indexado FIA possui características semelhantes às ETFs (Exchange Traded Funds) e , segundo o BTG, nasce com o objetivo de acompanhar o desempenho das ações mais representativas do mercado de ações do Brasil. A aplicação e a movimentação mínima é de R$ 500.
Vale lembrar que a nossa colunista Luciana Seabra já havia antecipado a criação do fundo em texto publicado no mês passado. Segundo ela, essa pode ser uma boa alternativa para quem tem pouco patrimônio e quer investir um pouquinho na Bolsa. A Luciana também indica o novo produto do BTG para aquele investidor que acredita mais na gestão passiva do que na ativa – em que o gestor seleciona os ativos para os quais vê maior probabilidade de valorização.
Falando em vantagens
Em relação às ETFs, o fundo sai na frente em dois aspectos. O primeiro deles é ser a menor taxa da categoria, de 0,15% ao ano. O segundo ponto é que o investidor que optar por comprar uma cota no fundo não vai precisar ter uma conta em uma corretora ou na B3 (as ETFs, no caso, são comercializadas apenas na Bolsa).