MAIS LIDAS: O impulso no fundo da piscina
Quando eu era criança, esperava com ansiedade pelo verão para passar minhas tardes no clube. Lá no Grêmio Patobranquense tinham três trampolins na piscina funda. Crianças e adolescentes passavam a tarde pulando, uma atrás da outra.
Ao cair na água, você precisava sair do meio rápido para não correr o risco de levar um coice do próximo da fila. Mas quando o clube estava vazio, eu gostava de pular e tentar deslizar até o fundo. Tudo isso para conseguir pegar o impulso no chão da piscina e emergir com mais força até a superfície. Bons tempos…
Parece que os mercados pegaram um “impulso” no fundo do poço esta semana. Na anterior, tudo acabou mal, com clima para lá de ruim em Brasília. Uma pesquisa da XP/Ipesp divulgada na sexta-feira (24) mostrava que o grupo dos que consideram o governo “ruim ou péssimo” superou pela primeira vez o daqueles que o classificam como “bom ou ótimo”.
Na segunda-feira, “desafetos” políticos dos Três Poderes (ou “amigos que estão de mal”, como preferir), deixaram as desavenças de lado e firmarem um pacto pelo Brasil. Esse episódio, assim como manifestações favoráveis ao presidente da República e sua pauta de reformas no fim de semana passado, trouxeram ânimo aos investidores.
Foi o impulso no fundo da piscina para voltar à superfície. A bolsa, que começou a semana com perdas acumuladas em maio, teve uma maré positiva. Foi o suficiente para virar o jogo e fechar o mês no azul. Bravo!
No final das contas, o Ibovespa subiu 0,7% em maio. Um resultado mediano comparado a outras aplicações. Aliás, uma dica: antes de você relembrar o que bombou na semana, dá uma olhada no ranking de investimentos de maio que a Julia Wiltgen preparou para você.
Veja as 5 notícias mais lidas na semana:
1 - Pela primeira vez, Bolsonaro vê rejeição superar aprovação e população demanda pragmatismo
2 - O mantra dos shoppings: comprem na loja, comprem no site, mas comprem de mim…
3 - Guedes anuncia liberação de contas ativas e inativas do FGTS
4 - A ausência dos 150 mil tuítes de Bolsonaro se faz muito presente
5 - Novo decreto de Bolsonaro mantém brecha para compra de fuzis
Um grande abraço e ótimo sábado!