🔴 AÇÕES, FIIs, DIVIDENDOS, BDRs: ONDE INVESTIR EM ABRIL? CONFIRA +30 RECOMENDAÇÕES AQUI

Pelo propósito, minha gente!

Meu grande propósito profissional é democratizar o mundo dos investimentos. E isso vai muito além de fazer pessoas mais ricas

13 de fevereiro de 2019
17:41
Israel - Imagem: Shutterstock

Quando fui a Israel, cruzei o muro para o lado palestino a fim de conhecer Belém. A tensão da travessia, com jovens fortemente armados vasculhando o ônibus, valeu a pena. A igreja construída sobre o espaço onde supostamente Jesus nasceu estava mais vazia do que o Santo Sepulcro e o Muro das Lamentações e foi onde eu consegui parar, refletir, rezar e me sentir mais perto de algo sagrado por aquelas terras.

Nunca se sabe o que é verdade e o que é criatividade quando se fala de milhares de anos, mas a porta da Basílica da Natividade é baixa, obrigando qualquer um a se curvar para entrar. Segundo o guia, é um convite à humildade, ao respeito ao sagrado.

A igreja, entretanto, estava bastante destruída para um espaço de tamanha importância. Segundo nosso guia, as diferentes subdivisões cristãs que cuidam do templo não conseguiram entrar em um consenso sobre a restauração. Nem, pasme, sobre quem abre e fecha a igreja todos os dias. A missão teve de ser delegada a um agente neutro, um muçulmano, cuja família administra a chave há várias gerações.

Parece pra você tão absurdo quanto pra mim?

Acho difícil que você tenha frequentado a catequese tanto quanto eu: dois anos para a Primeira Comunhão, dois de Perseverança (palavrinha que agora virou linguagem de Banco Central), um de Crisma, um de preparação para catequista... ufa! Com a sorte de ter feito parte de uma frente mais liberal, aprendi que o importante é muito menos a religião e mais a máxima: não faça com o outro o que você não gostaria que fizessem com você. Esse é, para mim, o verdadeiro propósito.

Misturar o sagrado e o profano é sempre muito perigoso – peço desculpas se feri alguém –, mas ainda que eu não seja mais tão assídua nos ambientes sagrados, tento carregar o propósito comigo. Não consigo colocar em prática sempre, obviamente, mas tento não desviar muito da rota.

Leia Também

Eu gosto de ser recompensada financeiramente pelo meu trabalho, claro, mas ver o propósito acontecendo me faz muito mais feliz. Parece piegas, mas é o fato. E às vezes sofro ao tentar empregar meu propósito a todo o mercado.

E qual é o propósito, afinal? Para mim, é democratizar o mundo dos investimentos. Isso vai muito além de fazer pessoas mais ricas. Talvez, no private banking, seja principalmente isso mesmo, mas, no varejo, tem a ver com ajudá-las a comprar uma casa, o carro dos sonhos, levar os filhos para a Disney, pagar uma faculdade...

É por isso que tem me incomodado tanto o rumo que a luta pelo investidor de varejo vem tomando.

Posso dizer abertamente aqui: eu admirei a XP desde o início da minha vida de jornalista de investimentos. O sentimento cresceu mais quando fui orientada por uma colega de redação a entrevistar a equipe da corretora com moderação: “Eles são marqueteiros pra caramba”.

Logo percebi que aquela empresa pulsava. Era uma galera realmente empenhada em dar acesso ao investidor de varejo aos produtos que estavam até então restritos às salas de reunião do pomposo private banking.

Passei a acompanhar cada passo, das coletivas às entrevistas particulares, os reforços valiosos na equipe de gestão, com Patrick O’Grady, João Braga, Marcos Peixoto (que sigo admirando e inclusive indicando o tão incrível fundo long biased, quando aberto), dediquei fins de semana inteiros aos grandes eventos em Atibaia (SP).

E como a equipe liderada por Benchimol incomodava a concorrência... Era bonito de se ver. A torneira se abriu e os investidores fluíram do bancão marca própria para a plataforma aberta, colorida, diversa. Quem comeu a vida toda Garoto se deliciava pela primeira vez com Lindt.

Gerente de banco começou a sonhar em ser agente autônomo e quem trabalhava para outra corretora foi seduzido pelo grande volume de clientes e pela possibilidade de ser parte daquele monstro que se formava. A XP usava suas armas: oferecia sociedade, comissões altas, premiações para os maiores vendedores, evento anual em hotelzão – era a festa da democratização dos investimentos.

É pelo propósito que não posso me calar agora. Lamento profundamente o que tenho visto por aí. O mercado não é um convento. Nem BTG nem XP ou qualquer outra corretora são santos ou pecadores, mas disputa judicial por agente autônomo?

Há pouco tempo esse era o mercado do novo, da liberdade das amarras bancárias, do empreendedor e do investidor que exerciam seu direito de ir e vir, de escolher entre oportunidades... Agora tentar reproduzir o modelo de agente autônomo é cópia e deve ser punido na Justiça – gente, mas qual é o segredo?

Todo mundo copia a Empiricus e vida que segue. As cartas de vendas estão aí mesmo, entregues no seu e-mail, com 19,90 reais você já lê uma publicação. Fique à vontade.

Eu quero mais é o agente autônomo feliz, com sua margem engordada pela concorrência, com condições de se capacitar, atrair talentos, atender bem o investidor.

Não acabei ainda, tem mais: como investidora, também quero liberdade de ir e vir. Não foi fácil tomar a decisão de sair do banco quando toda a solidez financeira era associada a ele (e os bancos ainda não compravam corretoras), mas não houve tanto impedimento para sair de lá quanto tem hoje se você quiser trocar de corretora.

No universo dos fundos de investimentos, é preciso fazer uma romaria para levar seus fundos de uma corretora para outra. Se você conseguiu, parabéns. Haja persistência.

Na hora de abrir conta, é tudo muito fácil, com poucos cliques. Pare no meio do caminho e alguém vai te ligar. Já na hora em que você escolhe concentrar seus investimentos em uma única corretora, porque tem sido mais bem tratado nela (ou simplesmente para facilitar sua vida), é um inferno.

Eu confesso que acabo de resgatar de dois fundos em uma corretora para aplicar nos exatos mesmos por meio de outra, onde estou sendo mais bem tratada, para evitar o desgaste. Nem tentei – me baseei nos relatos que recebo em minha caixa de e-mails todos os dias. Achei mais fácil pagar o imposto. Me senti um pouco traída porque, há alguns anos, procurei aquela corretora acreditando que seria, a partir de então, livre.

E a portabilidade de fundos de previdência? Se você tem grandes valores investidos em um PGBL ou VGBL, provavelmente isso vai se tornar uma romaria. E olha que ela é obrigatória por lei. Até eu recebi ligação de corretor quando meus pais resolveram portar a previdência deles – não me pergunte como descobriram meu telefone.

Enfim, como investidora e sonhadora, preciso fazer meu apelo pelo propósito: “Viva a concorrência!”. Seja quem for o dono da bola.

Cota cheia

Dentre as coisas boas que a concorrência no varejo nos trouxe, está a guerra dos fundos Simples. Um abaixou a taxa, o outro foi atrás... e assim chegamos a três belos concorrentes à poupança, todos com aplicação mínima de até 1.000 reais.

A Órama e a XP têm fundos Simples com taxa de 0,2 por cento ao ano. São produtos que investem somente em títulos públicos pós-fixados, com risco equivalente portanto ao da poupança, porém, com mais retorno. Muito legal.

E o BTG tem tomado a frente da disputa, reduzindo a taxa de administração de seu fundo Simples à medida que o patrimônio cresce. E tem gatilho à frente: eles já avisaram que a taxa vai cair dos atuais 0,09 por cento para 0,08 por cento ao ano assim que o montante bater 250 milhões de reais – ele acaba de atingir 240 milhões de reais.

Cota murcha

Também lamento muito quando o jornalismo financeiro parece se desviar de seu verdadeiro propósito: orientar o leitor para que ele invista melhor. É esse o propósito ou estou louca?

Considero que esse desvio apareceu em alguns veículos na forma de comunicar a saída de dois sócios da SPX: Marcio Albuquerque e Sebastian Lewit.

Sem dúvida, o sensacionalismo levanta mais curiosidade, mas pode provocar a iniciativa errada por parte do investidor: de resgatar de um dos fundos brasileiros que melhor recompensa o risco em períodos de dois a três anos.

Escrevi aqui minha visão sobre as mudanças na SPX. Saiba o que fazer com seu Nimitz agora.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NOVAS FRONTEIRAS

De Minas para Buenos Aires: argentinos são a primeira frente da expansão do Inter (INBR32) na América Latina

11 de março de 2025 - 16:15

O banco digital brasileiro anunciou um novo plano de expansão e, graças a uma parceria com uma instituição financeira argentina, a entrada no mercado do país deve acontecer em breve

FII DO MÊS

XP Malls (XPML11) é desbancado por outro FII do setor de shopping como o favorito entre analistas para investir em março

10 de março de 2025 - 6:13

O FII mais indicado para este mês está sendo negociado com desconto em relação ao preço justo estimado para as cotas e tem potencial de valorização de 15%

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mata-mata ou pontos corridos? Ibovespa busca nova alta em dia de PIB, medidas de Lula, payroll e Powell

7 de março de 2025 - 8:12

Em meio às idas e vindas da guerra comercial de Donald Trump, PIB fechado de 2024 é o destaque entre os indicadores de hoje

O QUE COMPRAR

Debêntures da Equatorial se destacam entre as recomendações de renda fixa para investir em março; veja a lista completa

6 de março de 2025 - 16:08

BB e XP recomendaram ainda debêntures isentas de IR, CRAs, títulos públicos e CDBs para investir no mês

SIMULAMOS!

Vencimento de Tesouro Selic paga R$ 180 bilhões nesta semana; quanto rende essa bolada se for reinvestida?

5 de março de 2025 - 15:47

Simulamos o retorno do reinvestimento em novos títulos Tesouro Selic e em outros papéis de renda fixa

CARTEIRA DE INVESTIMENTOS

Estrangeiro “afia o lápis”, mas ainda aguarda momento ideal para entrar na bolsa brasileira

5 de março de 2025 - 14:10

Segundo o Santander, hoje, os investidores gringos mantêm posições pequenas na bolsa, mas mais inclinados a aumentar sua exposição, desde que surja um gatilho apropriado

"ATO DE GUERRA"

Em raro comentário, Warren Buffett critica as tarifas de Trump e diz que “não é a Fada do Dente que pagará”

3 de março de 2025 - 11:38

Trata-se do primeiro comentário público de Warren Buffett acerca das políticas comerciais de Trump; veja o que o bilionário disse

INTERESSE POR TÍTULOS CRESCE

No país da renda fixa, Tesouro Direto atinge recorde de 3 milhões de investidores; ‘caixinhas’ e contas remuneradas ganham tração

20 de fevereiro de 2025 - 18:51

Os números divulgados pela B3 mostram que o Tesouro IPCA e o Tesouro Selic concentram 75% do saldo em custódia em títulos públicos federais

SD Select

Banco de investimentos antecipa pagamento de precatórios para até 5 dias úteis; veja como sair da fila de espera

14 de fevereiro de 2025 - 12:00

Enquanto a fila de espera dos precatórios já registrou atraso de até 30 anos, um banco de investimentos pode antecipar o pagamento para até 5 dias úteis; veja como

SEXTOU COM O RUY

A queda da Nvidia: por que empresas fantásticas nem sempre são os melhores investimentos

7 de fevereiro de 2025 - 6:08

Por mais maravilhosa que seja uma empresa — é o caso da Nvidia —, e por mais que você acredite no potencial de longo prazo dela, pagar caro demais reduz drasticamente as chances de você ter um bom retorno

conteúdo EQI

Onde investir R$ 10 mil? Simulador de investimentos indica as melhores oportunidades de acordo com o seu perfil

6 de fevereiro de 2025 - 8:00

Seja você conservador, moderado ou arrojado, saiba onde investir com a ajuda do simulador de investimentos da EQI Research

SILVIO SANTOS AVISOU…

Vale mais do que dinheiro: demanda por ouro bate recorde em um ano e investimentos explodem

5 de fevereiro de 2025 - 14:35

Os preços mais elevados do metal precioso, no entanto, têm afetado em cheio do mercado de joias, que deve continuar em baixa em 2025

ALOCAÇÃO DE CAPITAL

Braskem (BRKM5) quer voltar a gerar caixa — e decidiu parar de gastar dinheiro com a Oxygea; entenda a decisão da petroquímica

31 de janeiro de 2025 - 9:22

De acordo com comunicado, a suspensão dos investimentos no negócio está alinhada ao novo direcionamento estratégico da empresa

TIRO NO ALVO

Ambipar (AMBP3) alcança mercado internacional e capta US$ 400 milhões em green notes – e a empresa já sabe o que fazer com o dinheiro

29 de janeiro de 2025 - 9:46

Os green notes, ou títulos de dívida verdes, da Ambipar foram oferecidos a investidores institucionais qualificados no exterior

RANKING

O ano dos FIIs de papel? Confira os fundos imobiliários que tiveram os maiores retornos de dividendos em 2024

27 de janeiro de 2025 - 18:13

A alta dos juros prejudicou o desempenho dos fundos imobiliários em 2024, que impactaram no desempenho dos FIIs na bolsa. Assim, os ativos que tiveram grandes retornos podem se tornar dores de cabeça para os cotistas

SIMULAÇÃO

Deixando R$ 100 mil na mesa: abrir mão da liquidez diária na renda fixa conservadora pode render até 40% a mais no longo prazo

22 de janeiro de 2025 - 7:12

Simulação do banco Inter com CDBs mostra quanto é possível ganhar a mais, no longo prazo, ao se optar por ativos sem liquidez imediata, ainda que de prazos curtos

Conteúdo EQI

Renda fixa, ações, FIIs e ativos internacionais: quais são os melhores investimentos para 2025? Ferramenta dá o veredito de onde investir

19 de janeiro de 2025 - 12:00

Com as incertezas do mercado sobre quais ativos são promissores em 2025, a EQI desenvolveu uma ferramenta que ajuda o investidor a saber onde investir

NOVOS INVESTIMENTOS

Braskem (BRKM5) vai investir R$ 614 milhões para aumentar a capacidade de produção de petroquímicos; ações sobem na B3

17 de janeiro de 2025 - 12:11

Ao todo, serão sete projetos para a ampliação da atual capacidade de produção de produtos químicos na Bahia, no Rio Grande do Sul e em Alagoas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Grand Slam do Seu Dinheiro: Vindo de duas leves altas, Ibovespa tenta manter momento em dia de inflação nos EUA

15 de janeiro de 2025 - 8:14

Além da inflação nos EUA, Ibovespa deve reagir a Livro Bege do Fed, dados sobre serviços e resultado do governo

INVESTIMENTOS

Adeus, B3? Trump, risco fiscal e Selic elevada devem manter investidor estrangeiro afastado da bolsa brasileira em 2025

11 de janeiro de 2025 - 16:15

Volatilidade e a depreciação recentes do real fizeram o investidor estrangeiro ter uma visão mais negativa do Brasil

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar