🔴 SAVE THE DATE – 25/11: MOEDA COM POTENCIAL DE 30.000% DE VALORIZAÇÃO SERÁ REVELADA – VEJA COMO ACESSAR

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Primeiros passos

Quer investir em ações? Saiba por onde começar

Saiba quais são os primeiros passos para começar a operar na bolsa por conta própria

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
20 de setembro de 2019
7:56 - atualizado às 13:48
Montagem com fliperama e frase press start
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Para quem já investe, notícias e análises sobre finanças, economia e investimentos ajudam a tomar decisões melhores sobre o que fazer com o dinheiro. Mas para quem está apenas dando os primeiros passos nesse universo, esse tipo de conteúdo pode levantar mais perguntas do que respostas.

Um assunto que suscita muitas dúvidas aqui no Seu Dinheiro é o investimento em ações. Não raro recebemos a seguinte questão dos nossos leitores: está tudo muito bom, tudo muito bem, mas… como começar a investir em ações, afinal?

Às vezes é mais fácil saber quais as ações preferidas dos analistas das corretoras de valores ou como foi o desempenho da bolsa hoje do que descobrir quais são os primeiros passos para quem quer entrar nesse mundo.

Se você quiser dar um passo atrás, nesta matéria eu explico o que são ações e quais as vantagens e riscos deste investimento.

Pré-requisitos: investir em ações é para mim?

Ao contrário do que muita gente pensa, o investimento em ações não é só para quem tem muito dinheiro. O investimento em si é bastante acessível. Com algumas centenas ou poucos milhares de reais já é possível comprar ações na bolsa ou cotas de um fundo de renda variável.

A falta de conhecimento também não é um obstáculo intransponível. É claro que, para operar por conta própria, você vai precisar ter algum conhecimento para avaliar os negócios das empresas ou o gráfico dos preços das ações, de acordo com o método de análise que você optar por seguir.

Leia Também

Mas tudo vai depender da sua disposição para aprender. Fato é que você não precisa ser um especialista para investir por conta própria.

Seja como for, se você não se sentir à vontade para escolher as ações e comprá-las diretamente, sempre pode optar por um fundo de investimento em ações, que conta com gestão profissional.

Para investir em ações, você só precisa realmente de duas coisas: um CPF válido e o perfil certo. E qual seria o perfil certo? Sempre convém lembrar que o investimento em ações está sujeito a altos e baixos frequentes e pode levar o investidor à perda do principal investido.

Então, em primeiro lugar, o investidor precisa estar consciente dessa volatilidade e à vontade com a possibilidade de ver eventuais retornos negativos de curto prazo na sua carteira.

Em segundo lugar, o investimento em ações é mais indicado para objetivos de longo prazo, como a aposentadoria, ou que não estejam condicionados a uma data específica.

Assim, recomenda-se que, antes de começar a investir em ações, o investidor já tenha um bom colchão de segurança destinado a cobrir suas emergências e objetivos de curto e médio prazo, com data certa para acontecer.

A reserva de emergência deve ficar investida em aplicações de renda fixa conservadora que possam ser resgatadas a qualquer momento.

Isso evita que o investidor precise mexer nos seus investimentos de ações em um momento inoportuno e acabe amargando perdas que poderiam ter sido evitadas caso ele tivesse uma reserva de emergência.

Primeiro passo: abrir uma conta numa corretora de valores

A primeira coisa que você precisa fazer para começar a investir em ações é abrir uma conta numa corretora de valores devidamente credenciada junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e que ofereça a modalidade de investimento direto em ações.

As corretoras são instituições financeiras que atuam como intermediárias na compra e venda de ativos na bolsa de valores.

As ações que você compra, contudo, ficam custodiadas na própria bolsa, no seu nome. Ou seja, elas não ficam na corretora.

Assim, se a corretora de valores quebrar, por exemplo, o seu investimento está a salvo. Basta transferir a custódia das ações para outra corretora para continuar operando.

Saiba mais sobre os riscos das corretoras de valores, o que fazer para mitigá-los e como proceder se a sua corretora quebrar.

O processo de abertura de conta em corretora hoje em dia geralmente é bastante simples. Você consegue fazer tudo pela internet. Basta preencher um cadastro, fazer o seu teste de perfil de investidor, responder a algumas perguntas sobre renda e patrimônio e enviar alguns documentos digitalizados, como RG e comprovante de residência.

Você também precisará definir uma senha e, em muitos casos, também uma assinatura eletrônica para completar as transações. A aprovação do cadastro pode levar de algumas horas a alguns dias.

Mas como escolher uma corretora para investir em ações?

O mercado financeiro brasileiro conta com a participação de dezenas de corretoras de valores independentes ou ligadas a bancos. A escolha não é fácil, mas no caso de quem pretende negociar ações, convém observar os seguintes critérios:

1. Cheque se a corretora tem registro na CVM

A CVM é a entidade reguladora do mercado de capitais, uma espécie de xerife do mercado financeiro. No site da autarquia, você consegue localizar as corretoras pela Razão Social ou CNPJ, geralmente disponíveis no pé do site dessas instituições.

O caminho para chegar a essa ferramenta de busca a partir da home page do site da CVM é Informações de Regulados (menu da esquerda)>Corretoras e Distribuidores.

2. Verifique os custos de transação para a negociação de ações

Compare as taxas de corretagem e custódia das corretoras nas quais você tem interesse. Esses são os custos da negociação de ações que são estabelecidos pelas corretoras de valores.

Muitas corretoras isentam seus clientes de taxa de custódia, que incide mensalmente enquanto o investidor tiver posição em bolsa. De fato convém evitá-la. Algumas corretoras isentam os clientes também da taxa de corretagem.

3. Verifique a reputação da corretora

Procure descobrir o que falam sobre a instituição financeira on-line. Verifique seus canais de comunicação (e-mail, telefones, redes sociais, chat) e sua reputação no Reclame Aqui. Se tiver indicação de alguém conhecido e confiável, tanto melhor.

4. Teste usabilidade, ferramentas e tecnologia em mais de uma corretora

A abertura e manutenção de conta nas corretoras de valores é gratuita, então é interessante abrir conta em mais de uma para testar suas ferramentas, usabilidade e estabilidade tecnológica, tanto no app quanto no site.

Para quem pretende investir em ações, é importante dar uma olhada e testar o home broker, a plataforma on-line de negociação de ações das corretoras de valores.

O home broker permite aos investidores operarem por conta própria, pela internet, sem necessidade de telefonar para a mesa de operações para dar as ordens de compra e venda e acompanhar o mercado.

Outra ferramenta que pode ser interessante para quem investe em ações diretamente - e que algumas corretoras oferecem - é a calculadora de imposto de renda, uma vez que o próprio investidor é o responsável por calcular e pagar o IR sobre os ganhos obtidos nesse mercado.

5. Dê uma olhada nas análises e nos demais produtos oferecidos pela corretora

Se você acha que vai precisar de ajuda para investir, é interessante dar uma olhada no que a corretora oferece em termos de análise de mercado e de ações, bem como conhecer a assessoria prestada.

As corretoras costumam emitir relatórios de análise sobre as ações mais negociadas, mas algumas oferecem cursos, bate-papos com analistas, transmissões ao vivo e outras facilidades para os clientes que gostam de tomar as próprias decisões, mas precisam de alguma consultoria.

Verifique também que outros produtos financeiros as corretoras oferecem. Se você pretende investir em outros tipos de ativos - como renda fixa, Tesouro Direto ou fundos - vale a pena dar uma olhada se a corretora dispõe desses produtos, se eles são interessantes e se vale a pena concentrar todos os seus investimentos na mesma instituição.

Manter todos os investimentos no seu banco principal ou em uma única corretora independente é tentador, mas lembre-se de que nem sempre esse é o melhor negócio. Se for preciso ter conta em mais de uma instituição financeira, faça isso.

Apenas fique atento aos custos de transação, como DOCs e TEDs. Praticamente nenhuma corretora cobra transferências para outras instituições financeiras, mas é possível que o seu banco cobre quando você for transferir para a corretora.

Hoje em dia, com tantas opções de contas digitais sem tarifas, ficou mais fácil driblar esse tipo de cobrança. Então lembre-se de planejar essa parte.

A minha colega Bruna Furlani escreveu uma reportagem sobre como escolher uma corretora e abrir conta, onde ela também conta sobre a experiência dela testando diferentes instituições, além da avaliação que fez delas. Vale a pena a leitura!

Agora é só começar!

Depois de escolher a sua corretora de valores e se familiarizar com as suas ferramentas e análises, é só começar a investir. E, é claro, acompanhar o Seu Dinheiro para tomar as melhores decisões de investimento.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
FACA NA TECNOLOGIA

O Google vai ser obrigado a vender o Chrome? Itaú BBA explica por que medida seria difícil — mas ações caem 5% na bolsa mesmo assim

21 de novembro de 2024 - 12:48

Essa seria a segunda investida contra monopólios ilegais nos EUA, desde a tentativa fracassada de desmembrar a Microsoft, há 20 anos

BOM, PORÉM…

Nvidia (NVDC34) vê lucro mais que dobrar  no ano — então, por que as ações caem 5% hoje? Entenda o que investidores viram de ruim no balanço

21 de novembro de 2024 - 11:22

Ainda que as receitas tenham chegado perto dos 100% de crescimento, este foi o primeiro trimestre com ganhos percentuais abaixo de três dígitos na comparação anual

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Do pouso forçado às piruetas: Ibovespa volta do feriado com bolsas internacionais em modo de aversão ao risco e expectativa com pacote

21 de novembro de 2024 - 8:23

Investidores locais aguardam mais detalhes do pacote fiscal agora que a contribuição do Ministério da Defesa para o ajuste é dada como certa

FÁBRICA DE BILIONÁRIOS

Que crise? Weg (WEGE3) quer investir US$ 62 milhões na China para aumentar capacidade de fábrica

21 de novembro de 2024 - 8:22

O investimento será realizado nos próximos anos e envolve um plano que inclui a construção de um prédio de 30 mil m², com capacidade para fabricação de motores de alta tensão

DE COADJUVANTE A PROTAGONISTA

Como a Embraer (EMBR3) passou de ameaçada pela Boeing a rival de peso — e o que esperar das ações daqui para frente

21 de novembro de 2024 - 6:09

Mesmo com a disparada dos papéis em 2024, a perspectiva majoritária do mercado ainda é positiva para a Embraer, diante das avenidas potenciais de crescimento de margens e rentabilidade

PAPEL ATRAENTE

É hora de colocar na carteira um novo papel: Irani (RANI3) pode saltar 45% na B3 — e aqui estão os 3 motivos para comprar a ação, segundo o Itaú BBA

19 de novembro de 2024 - 18:17

O banco iniciou a cobertura das ações RANI3 com recomendação “outperform”, equivalente a compra, e com preço-alvo de R$ 10,00 para o fim de 2025

SD Select

Em busca de dividendos? Curadoria seleciona os melhores FIIs e ações da bolsa para os ‘amantes’ de proventos (PETR4, BBAS3 e MXRF11 estão fora)

19 de novembro de 2024 - 15:47

Money Times, portal parceiro do Seu Dinheiro, liberou acesso gratuito à carteira Double Income, que reúne os melhores FIIs, ações e títulos de renda fixa para quem busca “viver de renda”

HIDRELÉTRICAS

R$ 4,1 bilhões em concessões renovadas: Copel (CPLE6) garante energia para o Paraná até 2054 — e esse banco explica por que você deve comprar as ações 

19 de novembro de 2024 - 15:12

Companhia paranaense fechou o contrato de 30 anos referente a concessão de geração das usinas hidrelétricas Foz do Areia, Segredo e Salto Caxias

EM ROTA DE COLISÃO?

Ações da Embraer (EMBR3) chegam a cair mais de 4% e lideram perdas do Ibovespa. UBS BB diz que é hora de desembarcar e Santander segue no voo

19 de novembro de 2024 - 14:28

O banco suíço rebaixou a recomendação para os papéis da Embraer de neutro para venda, enquanto o banco de origem espanhola seguiu com a indicação de compra; entenda por que cada um pegou uma rota diferente

Conteúdo BTG Pactual

Equatorial (EQTL3) tem retorno de inflação +20% ao ano desde 2010 – a gigante de energia pode gerar mais frutos após o 3T24?

19 de novembro de 2024 - 14:00

Ações da Equatorial saltaram na bolsa após resultados fortes do 3º tri; analistas do BTG calculam se papel pode subir mais após disparada nos últimos anos

SD Select

‘Mãe de todos os ralis’ vem aí para a bolsa brasileira? Veja 3 razões para acreditar na disparada das ações, segundo analista

19 de novembro de 2024 - 10:29

Analista vê três fatores que podem “mudar o jogo” para o Ibovespa e a bolsa como um todo após um ano negativo até aqui; saiba mais

ANOTE NO CALENDÁRIO

A B3 vai abrir no dia da Consciência Negra? Confira o funcionamento da bolsa, bancos e Correios na estreia do novo feriado nacional

19 de novembro de 2024 - 7:02

É a primeira vez que o Dia da Consciência Negra consta no calendário dos feriados nacionais. Como de costume, as comemorações devem alterar o funcionamento dos principais serviços públicos

COMPRAR OU VENDER

Grupo Mateus: Santander estabelece novo preço-alvo para GMAT3 e prevê valorização de 33% para as ações em 2025; saiba se é hora de comprar

18 de novembro de 2024 - 17:42

O banco reduziu o preço-alvo para os papéis da varejista de alimentos em relação à 2024, mas mantém otimismo com crescimento e parceria estratégica

PÉ NO ACELERADOR

Localiza: após balanço mais forte que o esperado no 3T24, BTG Pactual eleva preço-alvo para RENT3 e agora vê potencial de alta de 52% para a ação

18 de novembro de 2024 - 13:31

Além dos resultados trimestrais, o banco considerou as tendências recentes do mercado automotivo e novas projeções macroeconômicas; veja a nova estimativa

DESTAQUES DA BOLSA

Ações da Oi (OIBR3) saltam mais de 100% e Americanas (AMER3) dispara 41% na bolsa; veja o que impulsiona os papéis das companhias em recuperação judicial

18 de novembro de 2024 - 12:27

O desempenho robusto da Americanas vem na esteira de um balanço melhor que o esperado, enquanto a Oi recupera fortes perdas registradas na semana passada

EM MINAS GERAIS

Cemig (CMIG4) e Copasa (CSMG3) voltam a ficar no radar das privatizações e analistas dizem qual das duas tem mais chance de brilhar

18 de novembro de 2024 - 10:31

Ambas as empresas já possuem capital aberto na bolsa, mas o governo mineiro é quem detém o controle das empresas como acionista majoritário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O fim da temporada — ou quase: balanço da Nvidia ainda movimenta semana, que conta com novo feriado no Brasil

18 de novembro de 2024 - 8:07

Enquanto isso, as bolsas internacionais operam sem um sinal único, sofrendo ajustes após o rali do Trump Trade dos últimos dias

RESULTADOS FINAIS

Lucro dos bancos avança no 3T24, mas Selic alta traz desafios para os próximos resultados; veja quem brilhou e decepcionou na temporada de balanços 

18 de novembro de 2024 - 6:01

Itaú mais uma vez foi o destaque entre os resultados; Bradesco avança em reestruturação e Nubank ameaça desacelerar, segundo analistas

NÃO TEVE B3, MAS OS GRINGOS OPERARAM

Nova York naufragou: ações que navegavam na vitória de Trump afundam e bolsas terminam com fortes perdas — Tesla (TSLA34) se salva

15 de novembro de 2024 - 18:10

Europa também fechou a sexta-feira (15) com perdas, enquanto as bolsas na Ásia terminaram a última sessão da semana sem uma direção comum, com dados da China e do Japão no radar dos investidores

DO ROXO AO VERMELHO

Warren Buffett não quer o Nubank? Megainvestidor corta aposta no banco digital em quase 20% — ação cai 8% em Wall Street 

15 de novembro de 2024 - 18:01

O desempenho negativo do banco digital nesta sexta-feira pode ser explicado por três fatores principais — e um deles está diretamente ligado ao bilionário

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar