🔴 GANHOS DE ATÉ R$ 1.000 POR HORA? ESTE MÉTODO PODE GERAR RENDA DE 7 DÍGITOS POR MÊS – CONHEÇA

Imposto de Renda 2019
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
IR 2019

Plantão do IR: honorários advocatícios podem ser deduzidos do imposto de renda?

A repórter Julia Wiltgen conversou com o advogado tributarista Samir Choaib, da Choaib, Paiva e Justo Advogados, e respondeu às principais dúvidas dos leitores do Seu Dinheiro

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
24 de abril de 2019
17:20
Imposto de Renda 2019 - IR 2019 - Leão
Imagem: Pomb

"Posso deduzir do imposto de renda 2019 o meu gasto com serviços advocatícios caso eu perca a ação ou não obtenha nenhum tipo de rendimento com ela?"

Neste caso, a despesa com advogado não é dedutível e não fica obrigada a ser informada na declaração do imposto de renda 2019, se tiver sido feita com pessoa jurídica. A Receita obriga que pagamentos à pessoa jurídica sejam informados caso possam ser utilizados para dedução do IR, do contrário, o contribuinte não precisa informar os valores.

Existem algumas situações em que os honorários advocatícios podem sim ser deduzidos. Por exemplo, se recebo uma verba tributável devido a uma ação, o valor pago como honorário advocatício pode ser deduzido desse rendimento.

Veja quais são os principais gastos dedutíveis no IR 2019.

Acompanhe a resposta para esta dúvida a partir do minuto 50:58 do vídeo da live sobre o imposto de renda 2019

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar