🔴 QUER INVESTIR NAS MELHORES CRIPTOMOEDAS DO MOMENTO? SAIBA COMO CLICANDO AQUI

Estadão Conteúdo

ARTICULAÇÃO POLÍTICA

Desenvoltura de Mourão desperta a ira de evangélicos

Líderes de igrejas demonstraram a insatisfação com o vice nos últimos dias, principalmente após ele se manifestar contra a transferência da embaixada brasileira em Israel para Jerusalém.

Estadão Conteúdo
10 de fevereiro de 2019
10:50
Hamilton Mourão - Imagem: Shutterstock

O discurso independente e a desenvoltura do vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) desgastaram a relação do Palácio do Planalto com o setor evangélico, considerado fundamental na eleição do presidente Jair Bolsonaro. Nos últimos dias, líderes de igrejas que durante a campanha apoiaram explicitamente o candidato do PSL e representantes do segmento no Congresso expuseram a insatisfação com o vice, principalmente após ele se manifestar contra a transferência da embaixada brasileira em Israel para Jerusalém.

As lideranças religiosas e parlamentares da bancada evangélica pretendem pressionar o presidente para que ele desautorize publicamente o vice - Bolsonaro permanece internado em São Paulo se recuperando da cirurgia para a reconstrução do trânsito intestinal.

Na condição de presidente em exercício, Mourão recebeu no último dia 28 o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, e defendeu a posição que contraria manifestações anteriores do próprio Bolsonaro.

Com 108 deputados e 10 senadores na atual Legislatura, a Frente Parlamentar Evangélica, que tem uma atuação historicamente coesa em defesa de suas bandeiras, terá um peso decisivo para a agenda do governo no Congresso Nacional.

"Vamos cobrar (do Bolsonaro) o cumprimento daquilo que foi tratado. Se o Mourão está a serviço de algum grupo de interesse contrário a que isso aconteça, tenho convicção que ele perdeu essa queda de braço. Mourão é um poeta calado. Sempre que abre a boca cria um problema para o governo", disse ao Estado o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), principal porta-voz da Frente.

O deputado deve assumir a presidência do grupo nos próximos dias. O atual presidente, deputado Hidekazu Takayama (PSC-PR), não se reelegeu.

Leia Também

Os evangélicos ficaram também incomodados com o vice por causa de uma entrevista na qual ele defendeu que o aborto é uma escolha da mulher. O ponto central das queixas, contudo, é a questão da mudança da embaixada brasileira de Tel-Aviv para Jerusalém. "Esse foi um compromisso de campanha do presidente da República com nosso seguimento. Nós não pedimos muitas coisas a ele, mas essa foi uma delas", disse Sóstenes.

"Por que o Mourão, sabendo das bandeiras do Bolsonaro, não se manifestou antes da eleição? É uma coisa feia esconder suas convicções. Faltou protocolo e ética no exercício da função dele. Mourão está fazendo campanha para 2022, mas a ala conservadora não vota nele nunca", disse ao Estado o pastor Silas Malafaia, líder da igreja evangélica Vitória em Cristo e presidente do Conselho dos Pastores do Brasil.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu Jerusalém capital de Israel em dezembro de 2017. Cinco meses depois, a embaixada norte-americana foi transferida para lá.

Para o bispo e presidente do Ministério Sara Nossa Terra, Robson Rodovalho, a mudança da embaixada "facilitaria muito" a viagem de brasileiros a Israel e estimularia a ampliação da oferta de voos.

Os contrários à mudança alertam para os potenciais prejuízos para as exportações brasileiras para países árabes, que estão entre os principais importadores de carne bovina e de frango do País. O Brasil pode também receber pressão da comunidade internacional. Para a ONU, o status de Jerusalém deve ser decidido em negociações de paz.

"Quando o Bolsonaro se recuperar, nós vamos marcar uma audiência com ele. A ideia é levar uma carta deixando claro nossa insatisfação. Hoje, o Mourão é uma instituição e deveria guardar as opiniões para ela", disse o deputado federal Filipe Barros (PSL-PR). Na semana passada, outros parlamentares usaram a tribuna da Casa para criticar publicamente o vice.

Segundo fontes do primeiro escalão das Forças Armadas ouvidas pelo Estado, Mourão age de forma "coerente" com o pensamento dos militares, especialmente quando faz críticas à política externa e sinaliza que a prioridade do governo deve ser a agenda econômica, e não a de costumes.

Ao desautorizar o chanceler Ernesto Araújo sobre a oferta de uma base no Brasil para os EUA, Mourão reproduziu a linha de pensamento dominante nas Forças Armadas, que contam com sete quadros no primeiro escalão e representam um dos pilares da administração. Procurada, a assessoria do vice disse que ele não iria se manifestar. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Guerra na tecnologia

Faria escanteia Mourão no 5G: ele tem conselho da amazônia para cuidar

8 de dezembro de 2020 - 18:43

Questionado sobre o posicionamento de Mourão, Faria disse que o vice-presidente tem prerrogativa para falar sobre qualquer assunto e que tem liberdade de expressão.

Guerra na tecnologia

Se Huawei não puder fornecer 5G, vai custar muito mais caro, diz Mourão

7 de dezembro de 2020 - 16:09

Mourão disse que o leilão do 5G é de frequências e que as “teles já estabelecidas aqui vão disputar o leilão.”

em brasília

Mourão diz que parte dos assessores de Bolsonaro distorce fatos

4 de dezembro de 2020 - 20:21

Vice-presidente afirmou nesta sexta-feira que existe “certa incompreensão” no seu relacionamento com o chefe do Executivo

relações com os eua

Não acho que sucessão nos EUA mude disputa com China por 5G, diz Mourão

24 de novembro de 2020 - 21:03

Mais uma vez questionado sobre a possibilidade de o governo brasileiro reconhecer a vitória do democrata Joe Biden na eleição americana, Mourão repetiu o discurso de que, “no momento certo, será feito o que tiver de ser feito”

orientação do governo

Ajuste fiscal e produtividade seguem como pilares da política econômica, diz Mourão

13 de novembro de 2020 - 20:44

Segundo ele, o comércio exterior é fundamental no crescimento e desenvolvimento de qualquer nação

'Shutdown' à vista?

Mourão põe em dúvida votação do orçamento ainda neste ano

10 de novembro de 2020 - 8:34

Segundo o vice-presidente, isso afetaria as avaliações de agências de rating – que classificam o risco de crédito – em relação ao Brasil

Amigos?

Relações com a China permanecerão relevantes nos próximos anos, diz Mourão

9 de novembro de 2020 - 16:03

Mourão acredita que há uma “caminho muito bom” no relacionamento entre Brasil e China, além de ver oportunidades para intensificar parcerias e diversificar exportações.

pandemia

Governo vai comprar vacina desenvolvida na China, diz Mourão

30 de outubro de 2020 - 15:38

Vice-presidente disse que polêmica em torno da vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan é “briga política” com Doria

deixando claro

Governo não defende nova Constituição, diz Mourão

28 de outubro de 2020 - 13:22

Debate sobre uma Assembleia Constituinte foi trazido à tona pelo líder do governo na Câmara, Ricardo Barros

compromisso fiscal

‘Precisamos respeitar teto e Orçamento’, diz Mourão sobre Renda Cidadã

6 de outubro de 2020 - 13:53

Financiamento do Renda Cidadã gerou impasse no governo nas últimas semanas

Amazônia em chamas

Mourão diz que queimadas na Amazônia não são “padrão Califórnia”

13 de setembro de 2020 - 10:08

Medição do Inpe acusa “focos de calor” nas imagens de satélite, “o que não significa incêndio”, disse o vice-presidente, em entrevista à rede CNN

inflação

Mourão relaciona alta nos preços de alimentos a pagamento de auxílio emergencial

9 de setembro de 2020 - 15:30

Segundo ele, as pessoas estão “se alimentando melhor e melhorando as suas casas”

vice-presidente

Governo precisa buscar soluções para problemas fiscais e sociais, diz Mourão

29 de julho de 2020 - 13:10

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou em entrevista por videoconferência ao jornal Diário de Pernambuco que o governo federal precisa buscar soluções para problemas fiscais e sociais

preservação ambiental

Mourão detalha a Santander ações do Conselho da Amazônia

24 de julho de 2020 - 10:57

Vice-presidente se encontrou com a cúpula do banco para detalhar planos e metas; Sergio Rial prometeu cooperar

agenda conjunta

Executivos de Itaú, Bradesco e Santander se reuniram com Mourão para falar sobre Amazônia

22 de julho de 2020 - 20:51

Executivos dos três maiores bancos privados do Brasil reuniram-se nesta quarta-feira, 22, com o vice-presidente Hamilton Mourão e outros representantes do governo para discutir uma agenda conjunta para a Amazônia

Investidores cobram ações

Governo vive momento de pressão em relação a queimadas e desmatamento, diz Mourão

15 de julho de 2020 - 12:54

Vice-presidente também reforçou que o governo tem mostrado “de forma firme” à comunidade internacional e à sociedade brasileira o compromisso pelo combate às ilegalidades na região da Amazônia Legal

resposta aos investidores e políticos

Governo dará escritura a ocupações na Amazônia

15 de julho de 2020 - 11:55

Ação é uma das principais respostas que Hamilton Mourão pretende dar ao crescimento do desmatamento na região, tema que voltou a ganhar repercussão dentro e fora do País

vice da república

Gestores dos fundos querem ver resultado na redução do desmatamento, diz Mourão

9 de julho de 2020 - 15:58

Após reunião com representantes de fundos estrangeiros, Mourão disse que eles não se comprometeram com investimentos

vice da república

Recuperação da economia depende de avanço nas reformas, diz Mourão

6 de julho de 2020 - 17:01

Em live do Banco Credit Suisse Brasil, Mourão também justificou a aproximação do governo com o grupo de cerca de 200 deputados que compõem os partidos do centro

clima azedou

‘Crítica será respondida com verdade e trabalho’, diz Mourão sobre carta de investidores

25 de junho de 2020 - 7:48

Em nota, o Itamaraty confirmou que a carta foi recebida por “algumas embaixadas brasileiras”

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar