André Jakurski, sócio da JGP, diz estar muito preocupado com a possibilidade de recessão global
Sócio da renomada gestora diz que não sabe quando a recessão vai acontecer, mas que é claro que estamos mais perto dela do que de uma expansão
O sócio da gestora de fundos JGP, André Jakurski, disse que uma de suas maiores preocupações hoje é a recessão global. "A expansão americana é a mais longa dos últimos 150 anos. O país vive o pleno emprego. Então, é muito claro que estamos mais perto de uma recessão do que de um momento de expansão econômica. Não sei quando vai acontecer", comentou em painel nesta manhã na Expert XP, feira do grupo XP Investimentos.
Em um mundo de juros negativos e estímulos monetários via compra de ativos, o chamado Quantitative Easing (QE), o gestor afirmou que fica "pensando o que vai ser inventado pelos bancos centrais quando o mundo entrar em recessão".
André Jakurski disse que analisa com muita preocupação a indicação de Christine Lagarde como a presidente do Banco Central Europeu (BCE) por conta de sua formação. Lagarde não é economista e sim advogada. "A conclusão que chego é que os BCs estão se afastando devagar das metas de inflação e estão tentando liquidar dívidas impagáveis que existem no mundo."
O fundador da JGP disse, ainda, que a democracia universal mudou algumas peças de lugar, dando espaço para governos populistas, que gastam por conta de suas promessas, o que, segundo ele, "inibe a livre iniciativa".
*Com Estadão Conteúdo