Os grandes banqueiros dos EUA esclarecem: eles são socialistas ou capitalistas?
Deputado republicano dos EUA Roger Williams quis esclarecer uma dúvida que carregava consigo sobre os chefes dos bancões
Você se considera capitalista ou socialista? Poderia ser mais uma pergunta no meio do inflamado ambiente político brasileiro, mas esse foi o questionamento feito aos CEO's dos sete maiores bancos dos Estados Unidos nesta quarta-feira, 10, em uma audiência no Congresso norte-americano.
O deputado republicano Roger Williams quis esclarecer de vez uma dúvida que carregava consigo: afinal qual a ideologia política dos grandes banqueiros?
Os questionamentos de Williams vieram à tona quando os executivos Michael Corbat, do Citigroup, Jamie Dimon, do JPMorgan Chase, James Gorman, do Morgan Stanley, Brian Moynihan, do Bank of America, Ronald O'Hanley, da State Street, Charles Scharf, do BNY Mellon e David. Salomão da Goldman Sachs condenaram as políticas socialistas em outros países e advertiram os parlamentares sobre o que aconteceria se o sistema econômico fosse implantado nos EUA.
Logo após a advertência, Williams disparou: "Eu quero perguntar a cada um de vocês, começando com o Sr. Corbat, uma pergunta direta: você é socialista ou é capitalista?". Cada um dos CEOs, claro, confirmaram que eram capitalistas, abrindo espaço para que o deputado dissesse que a postura unânime deles configurava um bloqueio natural para os socialistas.
Veja o momento:
.@RepRWilliams asks panel of Global Bank CEOs: "Are you a socialist or are you a capitalist?" pic.twitter.com/O6grnycTm8
— CSPAN (@cspan) April 10, 2019