O porta-voz e a obra de arte
Expectativa é que na quarta-feira, Bolsonaro reassuma o cargo, despachando de um gabinete improvisado do hospital
O presidente Jair Bolsonaro foi submetido à cirurgia para retirada da bolsa de colostomia que carregava desde a tentativa de assassinato que sofreu em setembro do ano passado. O procedimento levou 7 horas, superando as expectativas iniciais e gerando alguma apreensão. Mas o porta-voz da Presidência, general Rêgo Barros, disse que a cirurgia foi exitosa e que o trabalho dos médicos foi espetacular, “uma obra de arte”. Expectativa é que na quarta-feira, Bolsonaro reassuma o cargo despachando de um gabinete improvisado do hospital. Ele deve ficar longe de Brasília por até 10 dias.
Barros também listou as ações do governo federal em apoio ao rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. No momento não há decisão sobre mudança na legislação de licenciamento de barragens e o governo vai avaliar eventuais pedidos de ajuda financeira que vierem a ser feitos pelo Estados de Minas Gerais. A mineradora já foi autuada em R$ 250 milhões pelo Ministério do Meio Ambiente. O porta-voz também disse que estão sendo aprofundados os estudos sobre a possibilidade de intervenção na mineradora, afastando os diretores da Vale enquanto ocorram as investigações sobre o caso. Algo que já tinha sido aventado pelo general Hamilton Mourão. A medida parece drástica e um tanto sem sentido. Como sintetizou um amigo, o que o diretor financeiro tem a ver com as barragens? E quem assumiria teria a mesma capacidade de lidar com essa crise? Não é melhor investigar e punir culpados tanto na pessoa física quanto na pessoa jurídica a fazer um aceno (populista?) desses?
Leia aqui todo o Diário dos 100 Dias.
https://www.facebook.com/palaciodoplanalto/videos/341989006399826/
Lula e Bolsonaro querem ‘mexer’ no salário líquido — veja se você faz parte do grupo de pessoas impactadas
Bolsonaro defende estratégia que apenas um grupo específico de pessoas poderá se beneficia; e Lula pretende adotar medidas para outras classes — saiba quais são