Banco Pan: Caixa aumenta participação com compra de ações do BTG
Com a conclusão da operação, que faz parte de acordo entre os sócios, o banco público passa a deter 34,27% do capital do Banco Pan e o BTG Pactual, 41,7%
A Caixa Econômica Federal aumentou a participação no Banco Pan com a compra de ações do BTG Pactual. A transação faz parte de um acordo fechado entre os sócios da instituição financeira e foi concluída nesta terça-feira.
- Novo projeto do Seu Dinheiro: Tacadas de Mestre, a chance da década para você se tornar um grande investidor
O Banco Pan fez um aumento de capital em novembro de 2017, no valor de R$ 400 milhões. Na ocasião, o BTG Pactual exerceu o direito de preferência que pertencia à Caixa, mas cedeu ao banco público a opção de adquirir essas ações posteriormente.
Com a forte alta das ações do Pan (BPAN4) na bolsa neste ano, a Caixa anunciou neste ano que exerceria o direito. Mas a transferência efetiva dos papéis só aconteceu ontem, de acordo com comunicado encaminhado pelo Banco Pan à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
No total, o BTG transferiu 61.265.444 ações ordinárias e 40.117.307 preferenciais do Banco Pan para a Caixapar.
Com a conclusão da operação, o banco público passa a deter 34,27% do capital e o BTG Pactual, 41,7%. O percentual considera a homologação da oferta de ações realizada pelo Pan em setembro deste ano pelo Banco Central.
Em 2019, os papéis do Pan acumulam uma valorização de 402%, contra 32% do Ibovespa, o principal índice de ações da B3. Os investidores apostam no projeto de um banco digital voltado para as classes C, D e E que será lançado pela instituição.