Receita terá tratamento ‘VIP’ para empresas com impostos em dia
Novo sistema do órgão classificará empresas de acordo com sua regularização com a receita
A Receita Federal vai começar a adotar uma classificação de empresas com o intuito de recompensar aquelas que tiveram notas maiores. A informação é do jornal "Estado de S. Paulo" desta quinta-feira, 18.
A ideia, segundo a Receita, será classificar as empresas como A,B ou C de acordo com a situação da empresa com o fisco.
As empresas que tiveram nota A terão vantagens, como a prioridade no recebimento de restituições e créditos tributários. Além terão preferência na solução de demandas, inclusive prioridade no atendimento presencial. "Vamos classificar todas as empresas e as que tiverem nota A serão tratadas como clientes VIPs", disse ao jornal o subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita, João Paulo Martins.
Além disso, as empresas VIPs serão avisadas caso a Receita identifique algum indício de infração, dando a oportunidade para que elas se regularizem e se livrem de multas. Estão excluídos do aviso os crimes tributários, como lavagem de dinheiro e contra Previdência.
As empresas que cometerem algum tipo de fraude terá pontuação reduzida para "C". Na prática, elas terão punições que podem ir desde a inclusão em regimes especiais de fiscalização até cassação de benefícios fiscais. "Se o contribuinte receber uma ota C, saberá que é porque estamos de olho nele. Vamos ter mais cuidado nas análises e seus processos", disse Martins ao Estadão.
*Com Estadão Conteúdo