Pesquisa Paraná/Empiricus aponta segundo turno entre Bolsonaro e Haddad
Candidato do PSL aparece liderando com 34,9% das intenções de voto, enquanto Haddad tem 21,8%
A sexta-feira, 5, trouxe aquele gostinho de bandeirada final na primeira etapa da corrida ao Palácio do Planalto com a divulgação das últimas pesquisas registradas por alguns institutos de opinião. Mais cedo, a XP divulgou junto com a Ipespe seus últimos números antes do primeiro turno e confirmou as tendências observadas em outros levantamentos dessa semana.
Hoje pela manhã também foram divulgados os resultados da pesquisa feita pelo Instutito Paraná a pedido da Empiricus/Crusoé. Nela, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) aparece liderando com 34,9% das intenções de voto, enquanto Fernando Haddad (PT) tem 21,8%.
Em um terceiro pelotão e distante dos líderes está Ciro Gomes (PDT), com 9,4%, seguido de Geraldo Alckmin (PSDB) com 7,4% e Marina Silva (Rede) com 3,5%.
Veja os números completos:
Jair Bolsonaro: 34,9%
Fernando Haddad: 21,8%
Ciro Gomes: 9,4%
Geraldo Alckmin: 7,4%
Marina Silva: 3,5%
João Amoêdo: 3,1%
Henrique Meirelles: 1,7%
Alvaro Dias: 1,4%
Cabo Daciolo: 1,0%
Guilherme Boulos: 0,6%
Vera: 0,5%
Eymael: 0,0%
João Goulart Filho: 0,0%
Nenhum: 10,1%
Não sabe: 4,6%
Se filtrarmos apenas pelos votos válidos, Bolsonaro aparece com 40,9% e Haddad 25,6%. Já Ciro Gomes tem 11%, enquanto Geraldo Alckmin 8,6%.
Eleitores de Bolsonaro e Haddad são os mais convictos
Segundo o Paraná Pesquisas, a certeza dos eleitores sobre seus votos de maneira geral aumentou. Entre os que apontaram Bolsonaro como opção, 87,7% não vão mudar seu voto de forma alguma, contra 81,4% em setembro.
Entre os eleitores de Haddad, 84,4% tem convicção que não vão mudar, contra 75,6% no mês anterior. Dos que escolheram Ciro, 67,2% estão convictos da decisão, contra 53,9% em setembro.
Lula e Bolsonaro querem ‘mexer’ no salário líquido — veja se você faz parte do grupo de pessoas impactadas
Bolsonaro defende estratégia que apenas um grupo específico de pessoas poderá se beneficia; e Lula pretende adotar medidas para outras classes — saiba quais são