🔴 GANHOS DE ATÉ R$ 1.000 POR HORA? ESTE MÉTODO PODE GERAR RENDA DE 7 DÍGITOS POR MÊS – CONHEÇA

Fernando Pivetti
Fernando Pivetti
Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi repórter setorista de Banco Central no Poder360, em Brasília, redator no site EXAME e colaborou com o blog de investimentos Arena do Pavini.
Eleições 2018

O fantasma da rejeição volta a assombrar Bolsonaro – atenção para bolsa e dólar

Segundo a pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira, 24, o candidato do PSL viu suas intenções de voto estagnarem e sua rejeição subir novamente

Fernando Pivetti
Fernando Pivetti
24 de setembro de 2018
19:36 - atualizado às 11:48
Fantasma
Rejeição a Bolsonaro é maior do que a observada antes do atentado sofrido pelo candidato - Imagem: Shutterstock

O cenário das eleições presidenciais trouxe novidades nesta segunda-feira e pode voltar a balançar os mercados no pregão de amanhã, 25. Depois do BTG Pactual registrar a estagnação de Jair Bolsonaro (PSL) com 33% das intenções de voto e a alta de Fernando Haddad (PT) para 23%, foi a vez do Ibope divulgar seus números e confirmar essas duas tendências.

Segundo a pesquisa divulgada na noite de hoje, 24, Bolsonaro manteve os mesmo 28% das intenções de voto apurados no levantamento anterior, enquanto Haddad cresceu de 19% para 22%. Ciro Gomes (PDT) segue com 11% e Geraldo Alckmin (PSDB) oscilou dentro da margem de erro, de 7% para 8%.

Veja os números:

Jair Bolsonaro (PSL): 28%
Fernando Haddad (PT): 22%
Ciro Gomes (PDT): 11%
Geraldo Alckmin (PSDB): 8%
Marina Silva (Rede): 5%
João Amoêdo (Novo): 3%
Alvaro Dias (Podemos): 2%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Guilherme Boulos (PSOL): 1%
Cabo Daciolo (Patriota): 0%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%
Branco/nulos: 12%
Não sabe/não respondeu: 6%

Bolsonaro tem salto na rejeição

Outra notícia ruim para o candidato do PSL é a volta do fantasma da rejeição. O percentual de pessoas que não votariam nele de jeito nenhum saltou de 42% para 46%. O índice atual é maior inclusive do que o observado antes do atentado sofrido por Bolsonaro em 6 de setembro, quando tinha 44% de reprovação. No lado petista, Haddad também viu sua rejeição subir, de 29% para 30%.

Veja todos os números:
Bolsonaro: 46%
Haddad: 30%
Marina: 25%
Alckmin: 20%
Ciro: 18%
Meirelles: 11%
Cabo Daciolo: 11%
Eymael: 11%
Boulos: 11%
Vera: 10%
Alvaro Dias: 9%
Amoêdo: 9%
João Goulart Filho: 9%
Poderia votar em todos: 2%
Não sabe/não respondeu: 7%

Segundo turno

Apesar de líder nas pesquisas de intenção de voto para o primeiro turno, Bolsonaro não consegue superar nenhum adversário no segundo. Se a segunda etapa da disputa fosse hoje, ele perderia para Haddad, Ciro e Alckmin, além de só empatar com Marina.

Em um eventual confronto entre Haddad e Bolsonaro, o candidato do PT tem 43% das intenções de voto e o deputado fluminense apresenta 37%. No levantamento anterior, divulgado pelo Ibope no último dia 18, os dois estavam numericamente empatados, com 40% das intenções cada um.

Além de Haddad, Bolsonaro também perde para Ciro em uma simulação de segundo turno. Se houvesse uma disputa entre os dois, o pedetista venceria Bolsonaro por 46% a 35%. Há uma semana, havia empate técnico no confronto: Ciro tinha 40% contra 39% do candidato do PSL.

Alckmin também supera Bolsonaro na simulação de segundo turno. O tucano tem 41% contra 36% do capitão da reserva. Na pesquisa divulgada dia 18, os dois tinham o mesmo porcentual no cenário: 38%.

Após superar Marina Silva em uma simulação de segundo turno na semana passada (41% a 36%), o candidato do PSL agora empata com a candidata da Rede: 39% a 39%.

Sobe e desce no mercado

Os investidores seguem muito sensíveis a qualquer novidade sobre as eleições. Durante todo o pregão de segunda-feira se mostraram apreensivos com relação aos números do Ibope que sairia no fim do dia. O medo era de que candidaturas menos comprometidas com a agenda de reformas, como a do PT de Haddad e do PDT de Ciro, confirmassem a força mostrada na pesquisa do BTG.

Como o Ibope não apenas ratificou a tendência como mostrou cenários ainda piores no segundo turno, a expectativa é de que o mau humor volte a dominar os negócios nesta terça-feira.

*Com Estadão Conteúdo.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
APÓS AS PASO

Bolsa em alta, disparada do bitcoin (BTC) e encontro com o FMI: 5 coisas que aconteceram um dia após Javier Milei vencer as primárias na Argentina

14 de agosto de 2023 - 19:03

O candidato de extrema-direita recebeu 30,04% dos votos, superando a chapa Juntos por El Cambio

PLEITO EM ANCARA

Com 97% das urnas apuradas, Recep Tayyip Erdogan é reeleito presidente da Turquia para um mandato de mais cinco anos

28 de maio de 2023 - 14:10

A vitória de 52,15% foi sobre o representante do Partido Republicano do Povo (CHP) Kemal Kılıçdaroğlu, de 74 anos, de linha de esquerda social-democrata

Exclusivo Seu Dinheiro

Lula e Bolsonaro querem ‘mexer’ no salário líquido — veja se você faz parte do grupo de pessoas impactadas

30 de outubro de 2022 - 15:00

Bolsonaro defende estratégia que apenas um grupo específico de pessoas poderá se beneficia; e Lula pretende adotar medidas para outras classes — saiba quais são

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar