🔴 AÇÕES, FIIs, DIVIDENDOS, BDRs: ONDE INVESTIR EM ABRIL? CONFIRA +30 RECOMENDAÇÕES AQUI

Sobre mitos e mitômanos

Em todas as disputas relevantes entre economia e política, essa última saiu vitoriosa. Retórica também costuma dar um pau na técnica

17 de setembro de 2018
10:30 - atualizado às 15:49
Paulo Guedes, economista de Bolsonaro
Paulo Guedes, futuro Ministro da Fazenda de Bolsonaro - Imagem: Reprodução/Globonews

Faltam ainda três semanas. É impressionante o espectro de coisas que podem acontecer em três semanas. Ativos baratos podem ficar caros. O real pode se vingar do dólar. Um pré de 12,25% pode virar 11,00%.

Em que se pesem vários cenários em aberto ainda, as últimas pesquisas vão gradativamente se afunilando para uma disputa mais específica entre Bolsonaro e Haddad.

Mesmo os outros candidatos começam a admitir isso implicitamente… e a reagir de acordo.

No Estadão de domingo, Persio Arida endureceu o discurso contra os dois primeiros. Quando perguntado se Bolsonaro é o maior risco, respondeu que "se Haddad de fato for o Lula, é um risco também".

Mas a manchete da entrevista ficou mesmo com Paulo Guedes, a quem Arida chamou de mitômano.

Ministros da Fazenda mitômanos acreditam ter algum poder, ou – muito pior – acreditam ter mais poder do que o presidente. Sua falácia é a da pretensa supremacia da economia sobre a política, e da técnica sobre a retórica.

Leia Também

Em todas as disputas relevantes entre economia e política, essa última saiu vitoriosa. Retórica também costuma dar um pau na técnica.

O ministro da Fazenda FHC pouco entendia de economia. Soube extrair o máximo capital político do Plano Real.

Por outro lado, o também Chicago Boy Joaquim Levy sabe mais de economia do que Paulo Guedes, e tem longa experiência em vida pública. Ainda assim, nada pôde fazer para evitar o Fim do Brasil de Dilma Rousseff.

Não me baseio aqui em qualquer preferência eleitoral própria, não é minha função. Baseio-me apenas na preferência de infinitos outros que compõem a convenção do mercado.

Indo hoje pelo que o mercado acredita – o mercado se permite acreditar em mitos e mitômanos – imagino duas possíveis reversões à média.

Na primeira, investidores se empolgam inicialmente com Paulo Guedes eleito, mas, depois de uns meses, descobrem que elegeram Bolsonaro.

Na segunda, investidores fogem de pânico com a vitória do Haddad, que é de fato o Lula, mas depois de uns meses descobrem que Haddad é de fato o Haddad (assim como Dilma era de fato a Dilma).

Talvez, no fim das contas, reverteremos todos à mesmíssima média - seja pelo sobe e desce de Bolsonaro, seja pelo desce e sobe de Haddad.

O verdadeiro mito nacional é o de Macunaíma, o do herói sem nenhum caráter, o da valorização amoral que cabe aos ativos de risco tupiniquins.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DIA 71

O copo meio cheio de Haddad na guerra comercial de Trump

31 de março de 2025 - 20:03

O ministro da Fazenda comentou sobre tarifas contra o Brasil horas antes de a guerra comercial do republicano pegar fogo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Vale tudo na bolsa? Ibovespa chega ao último pregão de março com forte valorização no mês, mas de olho na guerra comercial de Trump

31 de março de 2025 - 8:18

O presidente dos Estados Unidos pretende anunciar na quarta-feira a imposição do que chama de tarifas “recíprocas”

AGENDA NO EXTERIOR

Viagem a Paris: Haddad discutirá transição ecológica e reforma do G20 na França

30 de março de 2025 - 11:54

Financiamento a florestas tropicais e mercado de carbono são destaques dentre as pautas da agenda de conversas do ministro em Paris.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Esporte radical na bolsa: Ibovespa sobe em dia de IPCA-15, relatório do Banco Central e coletiva de Galípolo

27 de março de 2025 - 8:20

Galípolo concederá entrevista coletiva no fim da manhã, depois da apresentação do Relatório de Política Monetária do BC

ENQUANTO ISSO NA SALA DE JUSTIÇA

STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe; o que acontece agora

26 de março de 2025 - 14:10

Além de Bolsonaro, a primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réus sete aliados do ex-presidente

TÁ NA ATA

Sem sinal de leniência: Copom de Galípolo mantém tom duro na ata, anima a bolsa e enfraquece o dólar

25 de março de 2025 - 12:10

Copom reitera compromisso com a convergência da inflação para a meta e adverte que os juros podem ficar mais altos por mais tempo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Cuidado com a cabeça: Ibovespa tenta recuperação enquanto investidores repercutem ata do Copom

25 de março de 2025 - 8:13

Ibovespa caiu 0,77% na segunda-feira, mas acumula alta de quase 7% no que vai de março diante das perspectivas para os juros

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Inocentes ou culpados? Governo gasta e Banco Central corre atrás enquanto o mercado olha para o (fim da alta dos juros e trade eleitoral no) horizonte

25 de março de 2025 - 6:39

Iminência do fim do ciclo de alta dos juros e fluxo global favorecem, posicionamento técnico ajuda, mas ruídos fiscais e políticos impõem teto a qualquer eventual rali

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ainda sobe antes de cair: Ibovespa tenta emplacar mais uma alta após decisões do Fed e do Copom

20 de março de 2025 - 8:18

Copom elevou os juros por aqui e Fed manteve a taxa básica inalterada nos EUA durante a Super Quarta dos bancos centrais

DE MAL A PIOR

Haddad despenca, Galípolo passa raspando, inflação em alta e economia rumo à recessão: como a Faria Lima vê o governo Lula

19 de março de 2025 - 10:00

Segundo pesquisa Genial Quaest, para 93% dos agentes de mercado a política econômica está na direção errada — e a culpa é do presidente, não de Haddad

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O rugido do leão: Ibovespa se prepara para Super Semana dos bancos centrais e mais balanços

17 de março de 2025 - 7:59

Além das decisões de juros, os investidores seguem repercutindo as medidas de estímulo ao consumo na China

ATO ESVAZIADO

Na presença de Tarcísio, Bolsonaro defende anistia e volta a questionar resultado das eleições e a atacar STF

16 de março de 2025 - 14:22

Bolsonaro diz que, “mesmo preso ou morto”, continuará sendo “um problema” para o Supremo Tribunal Federal (STF)

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Hegemonia em disputa: Ibovespa tenta manter bom momento em semana de IPCA, dados de emprego nos EUA e balanços

10 de março de 2025 - 8:14

Temporada de balanços volta a ganhar fôlego enquanto bolsas têm novo horário de funcionamento, inclusive no Brasil

NO FLOW

Haddad solta o verbo: dólar, PIB, Gleisi, Trump e até Argentina — nada escapou ao ministro da Fazenda

8 de março de 2025 - 9:54

Ele participou na noite de sexta-feira (7) do podcast Flow e comentou sobre diversos assuntos caros ao governo; o Seu Dinheiro separou os principais pontos para você

TOUROS E URSOS #213

Popularidade de Lula em baixa e bolsa em alta: as eleições de 2026 já estão fazendo preço no mercado ou é apenas ruído?

26 de fevereiro de 2025 - 15:33

No episódio do podcast Touros e Ursos desta semana, o professor da FGV, Pierre Oberson, fala sobre o que os investidores podem esperar do xadrez eleitoral dos próximos dois anos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um olhar pelo retrovisor: Ibovespa tenta manter alta com investidores de olho em balanços e Petrobras em destaque

26 de fevereiro de 2025 - 8:25

Além dos números da Petrobras, investidores repercutem balanços da Ambev, do IRB, da Klabin e da WEG, entre outros

COM A PALAVRA, O MINISTRO

Haddad vê mercado muito mais tenso — “não só no Brasil” — e fala em “obsessão de Lula” por equilíbrio fiscal

25 de fevereiro de 2025 - 12:52

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, debateu os impactos do contexto internacional no Brasil e a economia nacional durante evento do BTG Pactual nesta manhã (25)

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Procuramos independência: Ibovespa tenta se recuperar de queda em dia de IPCA-15, balanços e Haddad

25 de fevereiro de 2025 - 8:16

IRB e Vivo divulgam resultados por aqui; lá fora, investidores concentram o foco no balanço da Nvidia

Conteúdo BTG Pactual

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, é um dos convidados da CEO Conference 2025, do BTG Pactual; o que esperar do evento?

22 de fevereiro de 2025 - 8:00

A CEO Conference 2025 vai reunir grandes nomes do mercado financeiro para debater o cenário econômico e político atual; veja como participar

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

De onde não se espera nada: Ibovespa repercute balanços e entrevista de Haddad depois de surpresa com a Vale

21 de fevereiro de 2025 - 8:03

Agenda vazia de indicadores obriga investidores a concentrarem foco em balanços e comentários do ministro da Fazenda

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar