Agência do BB com luz do sol
Empreendimento será instalado em uma área de 150 mil metros da cidade de Januária (MG) e terá capacidade para 5 megawatts-pico (MWp)
O Banco do Brasil e a EDP Brasil, controlada pela EDP Portugal, assinam nesta quarta-feira, 3, o contrato para a construção de uma usina solar, que será instalada na cidade de Januária (MG), em uma área de 150 mil metros quadrados, com previsão de início de operação em 2019. A energia produzida será utilizada para abastecer 58 agências do Banco no estado mineiro. A informação é do Broadcast, do Estadão.
A expectativa é de que a energia obtida possibilitará ao BB reduzir em cerca de R$ 82 milhões em um período de 15 anos a sua conta de luz. Isso corresponderia à economia de 58% na conta de energia dessas unidades.
A usina contará com 15 mil painéis fotovoltaicos que totalizarão a capacidade instalada de 5 megawatts-pico (MWp). Essa energia produzida de forma limpa e 100% renovável irá gerar 11 GWh/ano, o que corresponde ao abastecimento de 4,5 mil residências com consumo médio de 2.400 kWh/ano.
Nos próximos anos, o BB pretende construir outras duas usinas em Minas Gerais, além de expandir o modelo para os estados de Goiás, Distrito Federal, Pará, Maranhão e Bahia.
Histórico
No Brasil, a EDP já controla as operações de produção em sete estados do país (ES, MT, MS, TO, CE, PA e AM). Ao todo, a empresa detém 2,8 GW de capacidade instalada. Na distribuição, a empresa está presente nos estados de São Paulo e Espírito Santo.